Conecta SUS e SIGA Saúde são apresentados em especialização do Hospital Sírio Libanês

O trabalho da Secretaria da Saúde de Goiás na área de informação em saúde será conhecido pelos alunos da especialização em Informática em Saúde do Hospital Sírio Libanês – turma Brasília. A gerente de Tecnologia da Informação da SES, Luiselena Esmeraldo, foi convidada pela coordenadora do curso, professora Beatriz Leão, para ministrar uma aula sobre os sistemas e as experiências de Goiás com o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann e o projeto SIGA Saúde Goiás.

A aula da gerente da SES acontece nesta sexta-feira (29 de setembro), das 8h às 10h, em Brasília, e, dentro da programação do curso, será um dia dedicado à apresentação de experiências de implantação de sistemas de informação e de sistemas disponíveis no mercado. Luiselena explica que vai falar sobre a construção dos dois projetos, os êxitos, as dificuldades, os resultados conquistados na gestão da Saúde em Goiás com o monitoramento dos indicadores de saúde e, ainda, os novos desafios para aperfeiçoamento das ações. “O próximo passo será a integração com diversos sistemas do DATASUS”, prevê a gerente da SES.

Luiselena destaca que o Conecta SUS é hoje conhecido em todo o país e os profissionais, especialmente de informática em saúde, têm curiosidade para saber como foi a implantação, quais os sistemas utilizados e como é o trabalho realizado pelo Centro da SES que se tornou referência para outros estados e já recebeu, inclusive, visitas de autoridades e pesquisadores internacionais. Ainda de acordo com a gerente, o SIGA é outra experiência da SES na área de informação em saúde, que possibilita o atendimento de saúde integrado nos municípios do Estado e, por meio dos módulos SIGA Mamãe e SIGA Bebê, acompanha a gestante e o bebê até um ano de idade atendidos pela rede pública de saúde, por meio de um prontuário eletrônico.

A gerente de T.I ressalta a importância do convite para o trabalho da SES, pois Beatriz Leão é uma referência na área, com Pós-Doutorado em Informática em Saúde, foi fundadora da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e atuou como consultora no Ministério da Saúde no DATASUS e Programa Brasileiro de Telessaúde, entre outros.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo