Conecta SUS é destaque em seminário internacional de vigilância sanitária

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Neumann Arns (Conecta SUS) foi apresentado nessa quarta-feira, 29/11, para técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no “Seminário Internacional Avaliação da Vigilância Sanitária: o Desafio de Aprender e Institucionalizar Práticas”, em Brasília (DF).

Anvisa abriu momento especialmente para apresentação do instrumento de gestão desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO)

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Neumann Arns (Conecta SUS) foi apresentado nessa quarta-feira, 29/11, para técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no “Seminário Internacional Avaliação da Vigilância Sanitária: o Desafio de Aprender e Institucionalizar Práticas”, em Brasília (DF). A experiência e os avanços do instrumento de gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), que se tornou referência no monitoramento de indicadores de saúde no País, foram relatados à plateia pelo gerente do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira.

“Nessa sessão técnica os profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tiraram dúvidas e conheceram mais sobre o Conecta, identificando, dessa forma, como esse instrumento de gestão pode ser útil no monitoramento e avaliação de dados de vigilância sanitária”, explicou Jean.

O assessor chefe de planejamento da Anvisa, Rodrigo Brito, explicou que o seminário teve como foco práticas de monitoramento e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Na elaboração do seminário, conhecemos experiências em termos de plataforma e de gestão integrada de informação de cinco estados, e Goiás foi o que apresentou a proposta mais avançada, por isso abrimos essa sessão técnica para conhecermos mais desse modelo”, explicou.

Jean Pierre frisou que o monitoramento de informações é fundamental para as decisões da gestão em saúde pública. “Com dados atualizados e de fácil acesso podemos fazer uma leitura rápida de um determinado cenário, sabendo que decisões tomar e onde investir para alcançarmos resultados satisfatórios”, afirmou.

A experiência goiana está sendo disponibilizada por meio de termos de cooperação técnica para os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, e para os municípios de Joinville (SC) e São Paulo (SP). Entre os avanços proporcionados pelo Conecta SUS estão: auxiliar na antecipação de respostas às crises; favorecer a comunicação com a mídia; trazer valor agregado aos produtos disponibilizados; possibilitar visibilidade e parcerias; subsidiar respostas rápidas para a tomada de decisões.

Conecta SUS

O Conecta SUS foi inaugurado em dezembro de 2014, e tem como missão a compilação, o tratamento e disponibilização das informações, o monitoramento e análise dos indicadores – na área da saúde em especial e socioeconômicos em geral, dos 246 municípios do Estado de Goiás, envolvendo ainda as áreas administrativa, financeira e de planejamento da SES-GO. O ambiente tecnológico também contribui para a elaboração das propostas de ações estratégicas dos gestores (estadual e municipais) para melhorar a vida das pessoas e, como consequência, os indicadores acompanhados.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo