Centro de Odontologia destaca importância do cuidado da saúde bucal

Com média mensal de 1.3 mil pacientes atendidos e 1,7  mil procedimentos realizados, unidade referência no serviço público em Goiás ganha ainda mais relevância no Dia Mundial da Saúde Bucal

Profissionais do Coeg realizam mais de 1,7 mil procedimentos dentários por mês

Neste 20 de março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data em que o Centro de Odontologia do Estado de Goiás Sebastião Alves Ribeiro (Coeg) ganha ainda mais relevância, pelos cuidados odontológicos para o bem-estar geral. A diretora do Coeg, Sônia Chicarolli Silveira, aproveita a data para destacar a importância do Estado ter este espaço para o cuidado da saúde bucal da população.

“Nós atendemos pacientes de Goiânia e todo o Estado de Goiás que buscam qualidade de vida. Aqui, o paciente recebe assistência odontológica completa nos diversos programas oferecidos pela unidade e sai satisfeito, principalmente nos casos em que ele pode ter sua autoestima recuperada, como o programa de reabilitação oral”, exemplifica a diretora.

Unidade referência da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o Coeg é habilitado desde 2004 no programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, como Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo 3, com laboratório de prótese dentária.

A unidade atende, por mês, uma média de 1,3 mil pacientes e realiza 1,7 mil diferentes procedimentos dentários. Entre os procedimentos mais procurados, estão os de especialidades de cirurgia bucomaxilofacial e diagnóstico, com ênfase no câncer bucal, periodontia, endodontia, ortodontia corretiva e preventiva, reabilitação oral, radiologia e pessoa com deficiência (PCD).

O acesso aos serviços prestados pelo Coeg se dá por meio do sistema Servir, da SES-GO, após avaliação do paciente na unidade de atenção básica do município de origem. “Temos boas expectativas para continuidade do trabalho que é realizado aqui e com olhar diferenciado da SES para a saúde bucal. Pretendemos implementar alguns programas e promover sempre a qualidade e humanização no serviço assistencial prestado”, destaca Sônia, diretora do Coeg.

Para pacientes portadores de necessidades especiais (PNE), o Coeg conta com atendimento ambulatorial especializado, com profissionais capacitados para prestarem o melhor serviço de qualquer tipo.

Yara Galvão (texto e foto)/Comunicação Setorial 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo