Central de Transplantes divulga nota de esclarecimento sobre doação de córneas

A Central Estadual de Transplantes/CET-GO, esclarece que mesmo com o avanço no transplante de córneas no Estado de Goiás, tendo em vista o aumento do número de doações desse tecido, é necessário continuar o incentivo à doação de órgãos e tecidos. O ano de 2017 teve início com cerca de 600 pacientes inscritos na fila do Cadastro Técnico Único. Como resultado do trabalho desenvolvido pela CET/GO em conscientizar a sociedade e sensibilizá-la com a causa da doação de órgãos e tecidos, em gerenciar a fila junto às equipes transplantadoras e pela parceria com os bancos de olhos do Estado: Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF/UFG) e FUBOG, hoje existem 9 pacientes ativos inscritos nessa fila. Além desses pacientes ativos (pacientes aptos a realizarem o procedimento), existem ainda 129 pacientes na condição de semiativos ou seja, que não se encontram em condições clínicas ou que não concluíram os exames pré-transplantes necessários para a realização da cirurgia.

A Central de Transplantes orienta as 25 equipes credenciadas para transplantes de córneas que realizem a inscrição de seus pacientes com os exames necessários para o transplante já finalizados, evitando assim que o paciente fique na condição de semiativo, considerando que o tempo de espera para o transplante de córneas, que antes era em torno de 10 meses, agora ocorre em no máximo sete dias. Cabe destacar que a fila é dinâmica pois novos pacientes são inscritos todos os dias, assim como a realização dos transplantes.

“Embora o trabalho de todas as pessoas envolvidas tenha transformado a realidade do nosso Estado, reduzindo o tempo de espera por uma córnea e praticamente zerando a nossa fila de pacientes ativos, enfatizamos que ainda precisamos do apoio da população na doação de córneas para continuarmos auxiliando os pacientes do nosso Estado e de todo o Brasil”, destaca a coordenadora de captação de órgãos e tecidos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Katiuscia Freitas.

A coordenadora agradece em especial a todas as famílias doadoras que em um momento de dor tiveram uma nobre iniciativa de auxiliar o próximo. “Por meio desse gesto de solidariedade promoveram uma melhor qualidade de vida a essas pessoas que estavam na fila e possibilitaram que o Estado de Goiás se tornasse uma referência nacional no transplante de córneas”, avaliou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo