Cães terapeutas levam alegria para pacientes do Crer

Atividade promovida com animais de seus tutores e alunos da UFG é realizada mensalmente e reforça proposta de atendimento humanizado na unidade

Paciente faz carinho em um dos cães levados ao Crer pelos seus tutores e alunos da UFG

Pacientes do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) receberam, na sexta-feira (20/1), a visita de cães terapeutas. Candinho e Eva percorreram as alas do hospital com seus tutores e alunas do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pelo projeto Assistida por Animais (TAA). 
 
Segundo a supervisora multiprofissional das terapias de apoio, Karla Lorena Mendonça Campos, muitos pacientes se beneficiam com a visita pet. “O projeto traz um momento de bem-estar para os pacientes, seus familiares e até mesmo entre a própria equipe. A alegria trazida pelos animais acelera a esperança de recuperação dos pacientes.” Ela destaca que a ação reforça a humanização na unidade. “Muitos lembram dos seus animais que estão em casa e até se emocionam durante a visita”, conta. 
 
Jorge Batista de Jesus, de 63 anos, mora em Goiânia, e está no Crer se recuperando de uma cirurgia. Ele conta que é a primeira vez que está internado na unidade do Governo de Goiás e que a visita dos cães terapeutas melhorou o dia dele. “Eu estou sendo muito bem cuidado aqui e, para mim, não teve coisa melhor que a visita dos cachorrinhos, porque lá na minha casa eu já tenho seis [cachorros] que eu cuido deles, e eu sempre gostei de criação. Então, o melhor presente que eu tive foi essa visita. Por mim, eles viriam todo dia”, afirma.
 
Thalita Braga (texto e foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo