Ações preventivas marcam Semana de Saúde do Homem

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza entre os dias 18 e 25 de novembro a Semana de Saúde do Homem.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza entre os dias 18 e 25 de novembro a Semana de Saúde do Homem. A ação, composta por diversas atividades a serem desenvolvidas em diferentes unidades, visa chamar a atenção da população masculina sobre a necessidade de adoção de medidas para a prevenção dos principais agravos que afetam a saúde do homem e muitas vezes levam à internação e à morte.

A Semana de Saúde do Homem é uma iniciativa da Coordenação de Redes e Políticas de Atenção à Saúde/Subcoordenação de Atenção Integral à Saúde do Homem da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da SES-GO. Ela será desenvolvida em alusão ao Dia Internacional do Homem, comemorado em 19 de novembro, e ao Novembro Azul, movimentos criados pela sociedade para dar visibilidade à necessidade de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças que acometem a população masculina no Brasil.

O coordenador de Redes e Políticas de Atenção à Saúde, Murilo Simiema, acentua que além de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, mote da campanha Novembro Azul, a Semana de Saúde do Homem pretende chamar a atenção para os outros agravos que afetam esta parte da população.

O Perfil da Morbimortalidade Masculina no Brasil – estudo realizado pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde – constatou que as principais causas de morte dos homens no Brasil entre 2009 e 2014 foram acidentes e assassinatos (causas externas), doenças do aparelho circulatório e neoplasias (tumores). Entre as doenças do aparelho circulatório destacam-se infarto agudo do miocárdio, cardiomiopatias, hemorragia intracerebral e acidente vascular cerebral.

Entre as mortes por tumores destacam-se o câncer dos brônquios e dos pulmões, seguido dos casos de câncer do estômago e do esôfago. Entre as mortes relacionadas às doenças do aparelho digestivo estão às causadas por doença alcóolica do fígado e a cirrose hepática.

Murilo Simiema acentua que grande parte das doenças que levam á morte da população masculina poderia ser evitada com as ações preventivas, muitas vezes desenvolvidas na rede básica de saúde. O Perfil da Morbimortalidade Masculina no Brasil destaca que, não raro, “os homens buscam o serviço de saúde por meio da atenção especializada, o que traz como consequência, o agravamento de sua condição em virtude do retardo na atenção.”

Dessa forma, prossegue o estudo, torna-se necessário fortalecer e qualificar a atenção primária garantindo, assim, a promoção da saúde e a prevenção do adoecimento. Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária.

Programação da Semana de Saúde do Homem

 

DATA LOCAL HORÁRIO AÇÃO
18/11/17 Estádio Serra Dourada

Jogo Goiás e Internacional

 

17h Exposição de faixa informativa e distribuição de folders.

 

20/11/17 SPAIS e SUVISA 7h Stand para recepção dos servidores da SPAIS e SUVISA.

 

 

 

 

21/11/17 METROBUS  

8h

Exposição dialogada

(Saúde do Homem, Hepatites, Saúde do Trabalhador e CA de próstata);

 

Mensagem de Saúde do Homem nos letreiros dos ônibus da cidade (a confirmar).

 

 

22/11/17 UEG –

Anápolis

9h30 às 13h

 

Exposição dialogada e oferta de serviços de saúde (acolhimento em Saúde do Homem, aferição de PA, teste de glicemia, orientação sobre IST’s e entrega de preservativos) no restaurante cidadão.
23/11/17 CEASA  

8h às 12h

Oferta de serviços de saúde (acolhimento em Saúde do Homem, aferição de PA, teste de glicemia, orientação sobre IST’s e entrega de preservativos).
25/11/17 Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Calixto de Godoi  – Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira 17h30 Exposição de faixa informativa e distribuição de folders.

 

 

 

02/12/17 Corpo de Bombeiros –

Batalhão de Salvamento e Emergência

7h às 12h30 Acolhimento, orientações sobre Saúde do Homem e entrega de material informativo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo