Herso implementa reuniões de segurança nos inícios de plantão

Método Safety Huddles, na nomenclatura original, em inglês, tem como objetivo promover a comunicação efetiva entre os colaboradores na progressão ao atendimento de qualidade ao paciente

Equipe de plantão do Herso, no início do expediente, em uma das reuniões do Método Huddles

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso), por meio de sua Diretoria Assistêncial e Multiprofissional,implantou o método Safety Huddles, ou reuniões de segurança.

O objetivo do método é promover a excelência na comunicação efetiva entre profissionais, resultando na melhoria contínua do processos internos, principalmente as que envolvem a internação do paciente. Por meio de encontros diários, no início de turno, são discutidos pontos específicos a fim de promver ao máximo a cultura de segurança e garantir ao paciente um atendimento de qualidade. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro para a Excelência em Saúde 2022, fomentar a cultura de segurança é essencial para reduzir danos e alcançar uma assistência de qualidade nas organizações de saúde. Equipes que se envolvem em Safety Huddles demonstram melhorias no trabalho em equipe e multidisciplinaridade.

Por meio da conscientização coletiva da situação atual, os Safety Huddles promovem uma cultura de segurança que, por sua vez, reduzem o potencial de causar danos evitáveis. Assim, as reuniões de segurança diárias no Herso são baseadas nas metas internacionais de segurança do paciente, ponto prioritário na unidade.

Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/IGPSE

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo