Experiência do programa Expresso de Goiás é destaque em ‘live’ da Dataprev

No Mulheres da Inovação Tecnológica – Expresso à Transformação Digital do Estado de Goiás, Luiselena Esmeraldo e Vânia Bareicha detalham implementação do programa que facilita acesso a serviços públicos

Servidoras da SES-GO, Luiselena Esmeraldo relata em 'live' a implementação do Expresso

Criado com o intuito de facilitar o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo Governo de Goiás, o programa Expresso foi tema de live transmitida nesta quinta-feira (16/03), pela empresa pública federal Dataprev. A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Luiselena Esmeraldo, e a superintendente da Central de Transformação da Gestão Pública da Secretaria de Estado de Administração de Goiás (Sead), Vânia Bareicha, representaram Goiás na transmissão. 

Luiselena explicou que o Governo de Goiás investiu na transformação digital dos seus serviços para o cidadão e evoluiu da 10ª posição no ranking de entrega de serviços digitais ao cidadão, da Associação Brasileira de Empresas de TIC (Abeptic), em 2020, para a 2ª posição em 2022.

“Essa nossa evolução projetou o Estado de Goiás, projetou o Expresso, para participarmos de eventos, e foi em um desses eventos que o time da Dataprev conheceu o Expresso. Então, nós estamos aqui contando nossa trajetória para vocês por conta dessa evolução no ranking da Abeptic”, esclareceu a superintendente.

O Expresso é uma plataforma colaborativa entre os órgãos que busca melhorar a experiência de uso dos serviços públicos para o cidadão goiano e a tomada de decisão do Estado por meio do uso de dados. O programa oferece uma carta de serviços estadual centralizada e com interface padronizada, com linguagem simples, simplificação de serviços e acesso ao cidadão em vários canais de atendimento. “Todo órgão (do Governo de Goiás) teve que pensar qual serviço entregar para o cidadão, como entregar e quais as etapas”, afirmou. 

Os serviços oferecidos pela SES-GO no Expresso são o Boletim do Paciente, que permite o acesso a informações sobre o estado de saúde de pacientes internados em unidades da rede estadual, e a abertura e renovação de processos no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac Juarez Barbosa). A pasta pretende ainda disponibilizar a emissão do alvará da Vigilância Sanitária. 

Números
O Projeto Expresso registrou 449.967 acessos de usuários, com CPF único, totalizando 2,5 milhões de acessos de usuários por mês. São oferecidos 718 serviços, dos quais 111 podem ser feitos de forma digital. Mensalmente, são realizados mais de 600 mil atendimentos, oferecidos por 45 órgãos do governo estadual.

Para assistir a live na íntegra, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=haP0n2kP_SI

Patrícia Almeida/Comunicação Setorial

Foto: cópia de tela do Youtube

Governo na palma da mão

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