HEMNSL realiza curso de reciclagem com equipe para uso de bisturi elétrico

Usado em procedimentos cirúrgicos, equipamente conhecido também como eletrocautério tem a função de corte pulsado e coagulação ao mesmo tempo, o que previne sangramentos e hemorragias

Técnico Pablo Godoy ministra treinamento sobre bisturi elétrico a colaboradoras do HEMNSL

A equipe da Engenharia Clínica do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou, nos dias 7 e 8 de março, nos turnos diurnos e noturnos, curso de reciclagem sobre a utilização do eletrocautério, também conhecido como bisturi elétrico, utilizado em procedimentos cirúrgicos.

O equipamento tem a função de corte pulsado e coagulação, ao mesmo tempo, o que previne sangramentos e hemorragias nas pacientes. Dispõe  ainda de condição especial, que aplica eletricidade em tecidos biológicos, coagulando os vasos sanguíneos. O treinamento foi direcionado a toda equipe atuante no centro cirúrgico da unidade do Governo de Goiás.

Liderado pelo técnico Pablo Godoy, as funções do aparelho foram detalhadas, assim como também da placa de retorno e da caneta que acompanha todo o eletrocautério, os cuidados com o maquinário, definição de voltagem para cada tipo de procedimento, tipos de cargas utilizadas e possíveis sinais de falha do aparelho. Por liberar correntes elétricas de baixa tensão por um fio resistente e gerador de calor, Pablo ainda explicou que os corpos das pacientes podem servir de condutor de energia. 

"Para evitar queimaduras não intencionais, toda a pele deve ser limpa, e um gel condutor pode ser utilizado para melhorar o contato com a placa de retorno, uma vez que se estiver mal posicionada sob os corpos das pacientes, o risco de possíveis danos é grande”, completou.

Ao fim de cada treinamento, os presentes elogiaram e sanaram outras dúvidas quanto ao manuseio do eletrocautério.

Yasmine Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo