Goiás apresenta experiências exitosas durante encontro do Ministério da Saúde

Secretarias de Saúde de Goiás e do Ceará são convidadas para apresentar experiências positivas diante de emergências em saúde pública. Goiás é destaque na descentralização e fortalecimento da capacidade de resposta diante das situações de surtos e epidemias

Ana Cristina Gonçalves e Flúvia Amorim no encontro científico internacional, em Brasília

As experiências exitosas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na execução de turmas próprias para capacitação e formação dos profissionais de saúde para atuação em situações de emergências em saúde pública foi apresentada durante o 14º Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), realizado entre os dias 8 e 10 de março, em Brasília. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim; e a gerente de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, Ana Cristina Gonçalves de Oliveira, participaram do encontro, organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS). O evento buscou fortalecer e expandir a integração entre os epidemiologistas de campo no Brasil e proporcionar trocas de experiências com outros programas de treinamento internacionais. 

Flúvia Amorim ressaltou que apenas Goiás e Ceará foram convidados pela organização do encontro para apresentação de experiências exitosas, e elogiou o evento que também engloba a 1ª Amostra Latino Americana de Trabalho do Front Line Intermediário e Avançado. “Esse é um encontro necessário para a apresentação e trocas de experiências. Em Goiás, estamos estimulando a participação dos profissionais de saúde nestes cursos de capacitação e formação”. 

Em Goiás já foram capacitados 103 profissionais de saúde em epidemiologia de campo fundamental e, segundo a superintendente, a SES-GO está em tratativas com o Ministério da Saúde, buscando apoio para a ampliação do curso em Goiás. 

Na oportunidade, a gerente Ana Cristina Gonçalves apresentou a experiência da SES-GO na descentralização e fortalecimento da capacidade de resposta diante das situações de surtos e epidemias, coordenadas pela Vigilância em Saúde, por meio da formação dos profissionais de saúde dos municípios e do Estado em epidemiologia de campo. “Essa experiência apresentada mostra como conseguimos formar profissionais capacitados em resposta rápida diante das emergências em saúde pública”, garante. 

O EpiSUS foi implantado no ano de 2000 pela SVSA/MS, com objetivo de realizar treinamento em epidemiologia aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o programa conta com os níveis fundamental, intermediário e avançado. 

Felipe Cordeiro/Comunicação Setorial

Foto: Suvisa

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo