Hospital Estadual da Mulher alerta sobre importância do teste da orelhinha

Apenas no ano de 2022 foram realizados na unidade de saúde do Governo de Goiás cerca de 2,4 mil exames de triagem nos pacientes recém-nascidos no Hemu

Recém-nascido deve ser submetido ao exame da orelhinha após as primeiras 24h de vida

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), popularmente conhecida como teste da orelhinha, é um teste rápido, não causa dor e identifica se o recém-nascido tem problemas auditivos. No Dia Mundial da Audição, lembrado no dia 3 de março, o Hemu vem reforçar a importância de realizar esse teste.

A fonoaudióloga e especialista em audiologia do Hemu, Bruna Ferreira Gomes, explica a importância de se realizar o exame após as primeiras 24h de vida do recém-nascido. “O teste da orelhinha é de extrema importância, porque, se for detectado algum problema auditivo, o médico poderá indicar o tratamento precoce, a fim de evitar que o bebê sofra para desenvolver a fala e a linguagem. Além disso, o resultado do exame independente de qual for, já sai impresso anotado na caderneta de vacinas para acompanhamentos futuros”, destaca.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 3 de março para celebrar o Dia da Audição e, com isso, alertar a população sobre a importância do exame precoce, mais conhecido como teste da orelhinha, que é realizado no recém-nascido após as primeiras 24h de vida. Pensando nisso, o Hemu reforça a importância do exame nos recém-nascidos.

SERVIÇO
Alerta sobre a importância do teste da orelhinha
Data: 7 a 10 de março de 2023
Horário: 8h às 13h
Local: Hospital Estadual da Mulher (Hemu)
Endereço: Rua R-7, Setor Oeste, Goiânia

Ana Cléia (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo