Feira do Cerrado marca início das celebrações às mulheres 

Exposição foi caracterizada pela qualidade, beleza e diversidade de peças artesanais produzidas com sementes, pedras, plantas e frutos do Cerrado. Iniciativa agradou artesãos e servidores de diversas áreas da SES

Itens artesanais foram expostos pelos próprios autores na Feira do Cerrado

Os servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tiveram a oportunidade de apreciar diversos itens artesanais expostos pelos próprios autores na Feira do Cerrado, realizada excepcionalmente no pátio do complexo, onde está instalada a Secretaria e a Agência Brasil Central (ABC). A exposição, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 3 de março, marcou o início das comemorações alusivas ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março.

A Feira do Cerrado chamou a atenção dos servidores lotados na sede da SES-GO, em outras unidades e superintendências da pasta e da ABC pela qualidade e diversidade dos produtos expostos. Entre os itens comercializados havia quadros produzidos a partir de sementes, frutos e folhas do Cerrado, gravuras feitas em aquarela, licores artesanais, peças bordadas e bijuterias produzidas com madeira e pedras.

Para os expositores, a realização da Feira do Cerrado representa uma oportunidade a mais para a apresentação da arte e para a comercialização dos produtos feitos cuidadosamente à mão. O artesão Reinaldo Alves Pereira, por exemplo, destaca que a feira superou a sua expectativa. Muitos servidores interessaram-se pelos quadros emoldurados com eucalipto e produzidos com casca de frutos e sementes de árvores do Cerrado.

A artesã Silvana Costa destaca que está “amando” a nova feirinha. Produtora de belas bijuterias, como brincos e colares, feitos com madeira e pedras, Silvana chamou a atenção de muitos servidores que se encantaram e compraram as suas peças. Ela acentuou que além de vender os produtos, gosta de conversar com a clientela e considera o ambiente extremamente agradável.

O assessor técnico da Subsecretaria da SES-GO, Marcos Milk, acentua que a Feira do Cerrado representa uma oportunidade para que os servidores de diferentes gerências e coordenações se interagem e tenham acesso a novas experiências. Além disso, ele ressalta a importância de as pessoas conhecerem com mais profundidade os diferentes produtos feitos com material genuinamente do Cerrado, de fácil acesso para os produtores.

O servidor Frederico Vellasco, lotado na Gerência de Contratos e Convênios, fez questão de ir à Feira do Cerrado na companhia dos colegas. Para ele, a exposição constitui uma oportunidade de valorização da arte dos goianos. “Para mim, essa feira é uma distração”, assinalou. A mesma avaliação foi feita por Alessandro Alves de Castro, também lotado na Gerência de contratos e Convênios. Ele destacou que a feira tem a possibilidade de proporcionar o conhecimento sobre os produtos artesanais típicos do Cerrado.

A coordenadora de Humanização da SES-GO, Salette Paulino, informa que a Feira do Cerrado vai ocorrer rotineiramente na SES-GO, sempre na primeira sexta-feira de cada mês. A iniciativa, conforme diz, tem o propósito de proporcionar aos profissionais da SES-GO experiências que vão além da rotina diária e que contribuem para o entretenimento e conhecimento geral.

Texto: Maria José Silva e Luana Avelar
Fotos: Iron Braz
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo