Governo de Goiás implanta projeto-piloto para realização de auditorias em hospitais

Ações de controle vão ser realizadas por gestores de finanças e controle, para contribuir com o aperfeiçoamento da política pública e atuação das organizações que gerenciam as unidades estaduais

HGG é definido como projeto-piloto das ações de auditoria promovida pelo Governo de Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), instituiu o Grupo de Trabalho Intersecretarial, com a finalidade de realizar auditoria no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), de acordo com referencial de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), projeto Eficiência Hospitalar. 

A consultoria, que tem o HGG como projeto-piloto, objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da política pública e da atuação das organizações que gerenciam as unidades de saúde estaduais, assim como promover a orientação da unidade auditada, por meio de assessoramento e facilitações para melhoria dos processos, sem que os responsáveis pela consultoria assumam responsabilidades da gestão. 

De acordo com o titular da SES-GO, Sérgio Vencio, a auditoria no HGG é um dos resultados da instalação de uma Subsecretaria de Controle Interno dentro da SES-GO, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Polícia Civil. “A instalação desta subsecretaria pretende fomentar ações de controle e melhorias por profissionais técnicos. E a auditoria no HGG oferece referência para as demais organizações sociais”, esclareceu.

Ações efetivas
As ações de controle vão ser realizadas por gestores de finanças e controle. A equipe será responsável pela execução das ações de controle, podendo valer-se do apoio de outros profissionais da CGE, outros servidores públicos, consultores independentes e especialistas.

As informações sobre o Grupo de Trabalho Intersecretarial, com a finalidade de realizar auditoria no HGG, foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 2 de março  de 2023 (quinta-feira (acesse neste link).

Patrícia Almeida/Comunicação Setorial

Foto: SEG-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo