Heapa promove treinamento sobre cuidados e comunicação efetiva

Capacitação com foco principal nas trocas de plantão é realizada no auditório pela enfermeira Tânia Cristina Souza, responsável pela educação continuada da unidade do Governo de Goiás

Parte das equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem após capacitação no auditório do Heapa

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) promoveu, entre 28 de fevereiro e 1º de março, a capacitação Transição do Cuidado e Comunicação Eficaz, para suas equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O curso foi realizado no auditório da unidade do Governo de Goiás pela enfermeira Tânia Cristina Souza, responsável pela educação continuada do Heapa, e reuniu cerca de 80 profissionais, divididos em turnos diurnos e noturnos.

Com foco principalmente nas trocas de plantão, Tânia explicou aos participantes o quanto uma comunicação assertiva e efetiva entre as equipes é primordial para uma assistência de qualidade.

“No Heapa, fazemos toda passagem de plantão de modo individual e à beira-leito, onde é informado todo o histórico do paciente. Então, uma comunicação verbal clara, pontuando dados, condições clínicas e pendências do plantão relacionadas ao paciente precisa ser feita, até mesmo para a própria segurança dele”, explicou.

A comunicação entre o profissional de saúde e o paciente também foi assunto do treinamento. Saber escutar, obter e fornecer informações, esclarecer dúvidas, tomar decisões corretas baseadas em dados recebidos, mediar conflitos, realizar negociações é um meio de aplicar a ética no processo de comunicação.

“Além disso, precisamos ter empatia e nos colocar no lugar de quem estamos cuidando, valorizando também as preocupações, queixas e dúvidas dos pacientes. Não devemos, também, julgar ou interferir em qualquer decisão tomada”, salientou Tânia. 

Após as explicações, a enfermeira mostrou os formulários que precisam ser preenchidos momentos antes da transição do paciente em transferências internas ou externas. Essa ferramenta garante a continuidade de uma assistência de excelência ao paciente.

“Esse formulário está disponível no nosso sistema de prontuário eletrônico e pode ser preenchido de modo rápido e fácil. O preenchimento desse documento faz parte da rotina de vocês e, portanto, precisa de atenção”, destacou.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Parte das equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem após capacitação no auditório do Heapa

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