Crer celebra formatura de residentes médicos e multiprofissionais

Solenidade reúne ainda diretores da unidade e da Agir, familiares, supervisora, coordenadores, tutores e preceptores. No total, 22 residentes médicos e multiprofissionais receberam o título de especialistas

Os recém-formados residentes médicos e multiprofissionais da unidade de saúde do Governo de Goiás

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, na segunda-feira (27/2), a cerimônia de formatura dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da unidade. Ao todo, formaram 12 residentes da área médica com especializações em radiologia, otorrinolaringologia, anestesiologia e medicina física e reabilitação. E também dez residentes multiprofissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional. 
 
O diretor-geral da unidade do Governo de Goiás, Válney Luis da Rocha, destacou que os programas de residência foram desenvolvidos para melhorar a qualidade da assistência ao paciente e, ao mesmo tempo, incrementar a qualificação do profissional da saúde. “Durante a especialização, o residente tem a oportunidade ímpar de aliar, na prática, todo o conhecimento teórico adquirido durante a faculdade com a rotina assistencial de uma unidade de saúde. Dessa forma, o profissional adquire vivência e expertise para lidar com o dia a dia e os desafios em um grande hospital”, disse. 
 
Em sua fala, o superintendente Técnico Assistencial da Agir, Guillermo Sócrates, também reforçou a importância dos programas de residência para formação dos profissionais de saúde. “Em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde garante incentivos aos programas de aperfeiçoamento e de formação em especialidades em diversas áreas médicas e multiprofissionais", lembrou.

"Durante a residência, vocês aprendem técnicas, práticas. E, principalmente, vocês têm uma formação profissional baseada em atendimento médico, correto e adequado, pensado sempre na qualidade máxima da assistência oferecida aos pacientes do Crer, e isso vai refletir diretamente no tratamento dos usuários”, afirmou o superintendente.

Trajetória 
A formanda em otorrinolaringologia Victória Franco Gonçalves falou sobre a trajetória dos residentes médicos, que teve início em março de 2020 no Crer. “Logo no início da nossa residência, tivemos a dura missão de enfrentar uma pandemia em que o mundo parou, mas, após alguns meses, voltamos à nossa rotina, e conseguimos com o apoio de chefes dedicados e desta instituição, que tão carinhosamente nos acolheu, nos formar médicos especialistas com excelência.” 

Karyne Sales Oliveira, formanda em psicologia, também falou da alegria de, ao lado dos colegas residentes multiprofissionais, concluir mais um ciclo de suas carreiras. “Parte do nosso desafio não foi só crescer profissionalmente. A mudança também aconteceu interna e humanamente, ao passo que aprendemos a acolher e controlar nossas emoções no nosso dia a dia no Crer. Chegamos ao fim desse ciclo com a certeza que somos vencedores e só podemos agradecer a todos os profissionais do Crer que estiveram conosco neste período”, agradeceu. 
 
Também participaram da cerimônia o diretor de Ensino e Desenvolvimento da Agir, J. Antônio Cirino; a supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Cristiane Soto; os titulares das Coordenações de Residência Médica (Coreme) e de Residência Multiprofissional (Coremu) do Crer, Claudiney Cândido Costa e Fabrícia Nayara; tutores e preceptores da unidade, familiares e amigos dos formandos.
 
Thalita Braga (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo