HGG renova sistema de exaustão da lavanderia da unidade de saúde

Medida visa garantir um melhor ambiente de trabalho às equipes que realizam a higienização dos enxovais do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi

Obra no HGG tem previsão de término para abril, com investimento aproximado de R$ 237 mil

No mês de fevereiro, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) deu início a uma reforma na lavanderia da unidade de saúde, com finalidade de substituir o sistema de exaustão do local, que já estava desatualizado. A medida tem como objetivo garantir um melhor ambiente de trabalho às equipes que realizam a higienização dos enxovais do hospital. A obra tem previsão de término para o mês de abril e conta com um investimento de aproximadamente R$ 237 mil.

O diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino, explica que a renovação do sistema ocorre pela necessidade de adequação dos padrões de qualidade do HGG, além de uma nova ambientação. “Adquirimos um novo sistema, que vai retirar o ar quente e também vai insuflar o ar externo para dentro do recinto, ou seja, vai ter uma circulação de ar mecânico no local, ofertando um ambiente de trabalho mais adequado para os colaboradores terceirizados que atuam na lavanderia do hospital. O HGG tem a responsabilidade de oferecer um ambiente salubre para o desempenho das funções de todos.”

Alessandro comenta ainda que a lavandeira utiliza equipamentos que são alimentados pelo vapor gerado nas caldeiras, que chega através de dutos, utilizado nas secadoras de roupas. “O vapor gerado fica dentro do ambiente no qual  os colaboradores atuam. E no verão é pior, porque tem o calor normal do ambiente externo e mais o calor interno gerado pelos equipamentos", lembra.

"Isso para quem está trabalhando é muito ruim, pois causa um desconforto térmico, e acaba sendo um ambiente inadequado para as atividades. Então, o HGG está fazendo a substituição de todo o sistema de exaustão da lavanderia, porque o equipamento utilizado na instalação é muito antigo, não tendo peças para reposição, nem manutenção”, acrescenta. 

A atualização do sistema também é acompanhado de perto pela gerente Manutenção Predial do HGG, Danielle Campos. “O novo sistema de exaustão e ventilação na lavanderia do hospital também irá promover o tratamento do ar gerado pelo setor e evitar a aspersão inadequada de plumas de tecido geradas no processo de lavagens das roupas, garantindo funcionalidade e melhor execução das atividades.”

Além disso, o desenvolvimento da obra também conta com o apoio do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade de saúde, para garantir prazos e segurança de todos envolvidos na reforma.

Suzana Meira (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo