Sérgio Vencio acompanha Ronaldo Caiado em vacinação com dose bivalente

Ao lado do governador de Goiás, titular da Secretaria de Estado da Saúde reforça que reforço da vacina contra a Covid-19 está disponível em todos municípios goianos, para evitar casos graves da doença

Sérgio Vencio, ao lado do governador Ronaldo Caiado e secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso

O secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, acompanhou a vacinação do governador Ronaldo Caiado com a dose bivalente da Covid-19, nesta terça-feira (28/2), no Centro Municipal de Vacinação de Goiânia. A dose, disponível em todos os 246 municípios goianos, protege contra a cepa original da Covid-19 e também contra três subvariantes da Ômicron. 

“Cabe a nós a distribuição das vacinas que chegam do Ministério da Saúde e seguimos o cronograma vacinal de aplicação da vacina bivalente. Reforço a necessidade de escutar os técnicos e despolitizar a Saúde. As eleições acabaram e já não cabe mais teorias de conspiração em relação à vacina. Convocamos à população a se vacinar para evitar casos graves e mortes”, disse o titular da SES, Sérgio Vencio. 

Ao chegar para receber a vacina, o governador falou sobre a importância da imunização para os grupos prioritários e sobre a segurança da vacina. “Nós não tivemos nenhuma complicação grave de pacientes que foram vacinados. Eu peço, encarecidamente, se conscientizem, acreditem na medicina e na ciência”, pediu Ronaldo Caiado. 

O governador faz parte do grupo prioritário de pessoas com mais de 70 anos, aptas a receber a dose bivalente. Nesta primeira fase, também podem ser vacinados pessoas vivendo em Instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; população indígena, quilombolas e ribeirinhos a partir de 12 anos.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, acompanhou a vacinação nesta terça-feira e destacou que a segunda fase já começa nesta segunda-feira (06/03) para pessoas de 60 a 69 anos de idade. “São cinco fases no total e pretendemos alcançar 90% de cobertura vacinal em cada etapa. Nós sabemos que a Covid-19 não vai desaparecer e o vírus continua circulando. Quanto mais pessoas protegidas, menor o número de internações e óbitos pela doença. A vacina é eficaz e segura”, reforçou Flúvia. 

Exemplo
Juarez Caldas Leite, de 74 anos, também estava no Centro Municipal de Vacinação. Acompanhado de sua esposa, o aposentado estava na fila para ser imunizado com a vacina bivalente, que já é a quinta dose contra a Covid-19 que ele recebe. “Eu esperei tanto para tomar a primeira dose, agora para tomar a quinta estou tranquilo”, disse Juarez. Ele ainda finalizou dando um recado para a população: “As pessoas não tem que ter medo de se vacinar e também não devemos dar ouvidos aos negacionistas!”, finalizou o aposentado. 

Isabela Melo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo