Unidade móvel da Rede Hemo participa de exposição de carros antigos

Durante Encontro Mensal Interclubes de Veículos Antigos, unidade de saúde do Governo de Goiás recebeu 29 voluntários, que resultaram na coleta de 21 bolsas de sangue e cadastro de doação de medula

Um dos participantes do encontro de veículos antigos faz sua doação na unidade móvel da Rede Hemo

A unidade móvel da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) participou, domingo (26/3), do Encontro Mensal Interclubes de Veículos Antigos, realizado no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Ao todo, 29 voluntários se candidataram para a doação de sangue, e 21 bolsas foram coletadas. Durante a iniciativa, também houve um cadastro para doação de medula óssea.

O expositor Glauber de Sousa Alves, 54 anos e doador há mais de vinte anos, aproveitou que foi levar o seu veículo de época para a ação e garantiu a doação de sangue. "Quando eu vi o ônibus aqui, no nosso evento, eu achei muito bacana. A população devia ser mais consciente e doar, não apenas quando um familiar ou conhecido precisar. Doar é um ato de cidadania, e é muito importante ajudar o próximo."

Já o voluntário Marcos de Oliveira Almeida, 49 anos, que é morador de Campina, no Estado de São Paulo, resolveu fazer a doação quando passou na rua e viu o ônibus do Hemocentro estacionado no local. "Eu já sou doador lá no meu Estado e estou aqui em Goiânia a trabalho. Eu vi o ônibus e aproveitei o momento para fazer o bem e ajudar a salvar vidas. É muito importante que nós, pessoas saudáveis, tenhamos consciência do quanto é necessário ajudar. A coleta é bem tranquila e rápida, então eu recomendo para todos aqueles que possam, que façam esse gesto solidário."

O presidente da Associação de Hemofílicos do Estado de Goiás (Aheg), Jorge Porto, prestigiou o encontro e falou sobre a importância das doações de sangue. "Eu tenho hemofilia e, na última semana, eu precisei tomar cinco bolsas de sangue. Ações como essa são muito importante para nós, pacientes que precisam tomar sangue", destaca. 

"As bolsas que eu tomei na semana passada salvaram a minha vida e hoje eu não poderia estar aqui se não fosse pelas pessoas que tiveram a sensibilidade de doar. Eu agradeço a todos os doadores, pois é uma nobreza infinita o que eles fazem por nós", declarou.

O presidente do Interclubes de Goiás, Renato Capeleti, e o vice-presidente, Gutemberg Rosa de Carvalho, falaram sobre a importância da parceria com o Hemocentro. "Ficamos muito felizes com essa parceria. Nós unimos o divertimento da exposição de carros antigos com a oportunidade de doar sangue e ajudar a salvar vidas", disse Renato. "Desejamos que cada vez mais possamos nos mobilizar para contribuir com esse projeto", acrescentou Gutemberg.

Ana Luiz Carvalho (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo