Hemu/HMI realiza formatura de sua 30ª turma de residência médica

Evento certifica 22 médicos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, pediatria, ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia, terapia ontensiva pediátrica e neonatologia

Os novos médicos formados na residência médica do Hospital Estadual da Mulher, ex-HMI

O Hospital Estadual da Mulher (Hemu), antigo Hospital Materno Infantil dr Jurandir do Nascimento (HMI) promoveu, na sexta-feira (24/2), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), a cerimônia de formatura da 30ª turma de Residência Médica da unidade. No total, 22 médicos formandos receberam o certificado nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, pediatria, ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia, terapia ontensiva pediátrica e neonatologia.

O evento contou com a participação da Banda da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional na abertura da solenidade de formatura, que teve como mesa diretiva Maria Barbara Franco, supervisora do programa de residência médica de neonatologia; Jéssica Alencar, supervisora do programa de residência médica de ginecologista e obstetrícia; Marcello Viggiano, supervisor do programa de residência médica em ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

E ainda fizeram parte da mesa Rosseny Marinho, supervisor da residência médica da turma de pediatria; Sheila Lustosa Victor, representante do Cremego; Antônio Carlos da Silva Jr, coordenador obstetra – representando a diretora técnica do Hemu, Cristiane Carvalho; e o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do hospital, Marco Aurélio Albernaz.

Durante os discursos de agradecimento, os professores homenageados se emocionaram ao relembrar as experiências e os aprendizados que marcaram a passagem de cada um na unidade, principalmente, por ser um período difícil devido a pandemia.

O preceptor da turma de ginecologia e obstetrícia, João Lino Borges, foi um dos homenageados, dando nome à turma. “Estou muito feliz, primeiro pela homenagem e depois pela sensação que fica de dever cumprido. Tenho muito orgulho de vocês, pelos médicos que se tornaram. Desejo muita luz a vocês e que ao exercerem a profissão tenham sempre a consciência do que é correto e ético”, afirmou.

A oradora da turma de pediatria, Jhéssyka dos Santos, agradeceu a todos os que contribuíram para que eles chegassem a receber o certificado de médicos e destacou: “Ser pediatra é levar, além do aprendizado técnico, a empatia e sensibilidade. Que o conhecimento técnico e a ética sempre estejam presentes em nossos atendimentos”, disse a nova pediatra.

Representando a diretoria técnica, o médico Antônio Carlos parabenizou os formandos e deixou um pedido: “Estamos honrados em disponibilizar para a população médicos de grande qualidade com especialidades altamente requisitadas e necessárias. Foi um privilégio tê-los em nossa unidade. Peço que cuidem bem de seus pacientes, olhem nos olhos, atendam com humanização."

O coordenador da Coreme do hospital, Marco Aurélio Albernaz, cumprimentou a todos os presentes, agradeceu os coordenadores e preceptores, a direção do hospital e enalteceu o compromisso dos novos profissionais com a ética. “Ao parabenizá-los, gostaria de ressaltar uma questão que  me preocupo bastante: na medicina, temos que ser muito éticos, termos caráter", destacou.

"Não é à toa que temos o Código de Ética na Medicina. Sempre que forem exercer a medicina perguntem a si mesmos: eu quero, eu posso, eu devo? Agindo com ética, sei que terão sucesso. Lembrando que o sucesso na medicina não é o cifrão que vem em primeiro lugar, e sim o reconhecimento de seus pais e pacientes. Espero que estejam preparados para enfrentar essa empreitada. Parabéns"

Marilane Correntino (texto)/IGHFoto: Jimmy Alyson

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo