HGG promove palestra sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis

Açao educativa ministrada por ginecologista é voltada para pacientes e acompanhantes da unidade do Governo de Goiás antecedeu as festividades do carnaval

Ginecologista João Lino Borges ministra palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu, no dia 16 de fevereiro, uma palestra sobre cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis no período de carnaval. O conteúdo, conduzido pelo médico ginecologista João Lino Franco Borges, foi destinado para os pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade de saúde.

O especialista destacou sobre a importância da prevenção no retorno das tradicionais festas de carnaval, que ficaram suspensas durante dois anos em razão da pandemia da Covid-19. "A informação deve ser difundida para que ela vire prevenção. Nós falamos sobre a estratégia mais importante de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez não planejada, que é o uso do preservativo", explicou.

"Também orientamos sobre o acesso à saúde, onde, caso venha ocorrer algum problema na utilização do preservativo, o paciente deve buscar pela profilaxia medicamentosa pós-exposição, que é utilizada para evitar a contração de doenças após a relação sexual desprevenida", acrescentou.

Marilda dos Santos, 58 anos, que acompanhava a filha especial durante uma consulta no HGG, considerou que a palestra foi muito importante. Ela reconhece a necessidade de abordar o tema. "Muitas pessoas não estão preparadas e não têm conhecimento sobre essas doenças", afirmou.

"Se a minha filha tivesse tido o acesso a essas informações, talvez ela não teria pego a sífilis. Ela engravidou, perdeu a criança e só descobriu que estava com problema porque fez os exames durante a gestação. Eu considero muito importante essa palestra para abrir a mente das pessoas. Só quem já passou por um problema como esse sabe dizer o quanto é ruim, por isso é importante prevenir", lamentou.

Denise de Sousa Leão, 40 anos, também considerou a abordagem no AMA muito esclarecedora. "Nesse momento em que estamos aguardando pela consulta estamos adquirindo conhecimento. Várias perguntas foram respondidas. Temos muitas dúvidas e esse momento que vocês separaram para o doutor conversar com a gente foi muito legal, eu gostei muito", contou.

"Muitos aqui vão embora com dúvidas esclarecidas. Esse trabalho é muito importante, para nós pacientes e até mesmo para os colaboradores que estão atendendo, pois ao mesmo tempo que estão trabalhando, estão ligados aqui na palestra, ouvindo tudo. Então vocês estão de parabéns", agradeceu.

Ana Luiza Carvalho (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo