Ouvidoria Setorial da SES promove curso para ouvidores e técnicos de ouvidoria 

Qualificação ministrada de 14 a 16 de fevereiro, na Escola de Governo, conta com participação profissionais da capital e de outros nove municípios

Profissionais participam de um dos três dias do curso promovido pela Ouvidoria Setorial da SES

A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoveu, de 14 a 16 de fevereiro, cursos de capacitação a ouvidores nível 1 do Estado. A qualificação foi ministrada, na Escola de Governo, pelas ouvidoras Liliane Oliveira Paulo e Mírian Ribeiro da Silva Miguel, que repassaram aos profissionais os conhecimentos obtidos por elas durante capacitação no Ministério da Saúde.

De acordo com a ouvidora setorial, Ludmila Di Paiva Rocha, o curso teve como objetivo a utilização do sistema OuvidorSUS, do Ministério da Saúde, para registros e encaminhamentos de manifestações. A qualificação contou com a participação de 22 inscritos, sendo eles dos municípios de Rio Verde, São Luiz de Montes Belos, Britânia, Formosa, Luziânia, Cristalina, Novo Gama, Aparecida de Goiânia, Jataí e Goiânia.  

Aspectos conceituais e contextualização política das ouvidorias do SUS, registro das manifestações dos cidadãos, qualidade das respostas e gestão de conteúdo foram alguns dos principais temas apresentados. A partir da capacitação, lembra Ludmila, os participantes passam a estar aptos a utilizarem o Sistema Ouvidor SUS para registrar demandas de ouvidoria nas suas unidades de saúde, bem como nas Secretarias Municipais de Saúde. 

Para tanto, observa, esses profissionais devem utilizar a senha de acesso, fornecida pelo Ministério da Saúde, após a realização do curso. O ouvidor também estará apto a tipificar, encaminhar, analisar resposta, enviá-la ao cidadão, concluir e fechar as demandas. “Esse curso é de fundamental importância”, ressalta Ludmila.

“A Ouvidoria Setorial da SES-GO assumiu também o serviço de Ouvidoria do SUS do Estado de Goiás, apoiando a implantação de novas ouvidorias do SUS nas unidades descentralizadas da secretaria e nos diversos municípios do Estado, constituindo, assim, uma rede colaborativa e integrada capaz de fomentar o controle social e a transparência dos serviços prestados, ao imprimir celeridade no tratamento das manifestações encaminhadas pelos usuários do SUS”, explica a ouvidora setorial.

José Carlos Araújo/Comunicação Setorial 

Foto: Ouvidoria Setorial

 

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