Núcleo de Epidemiologia do Hugol recebe certificado de reconhecimento

Vigilância epidemiológica reúne conjunto de ações que permitem conhecimento e detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva

Hugol conta com núcleo de epidemiologia certificado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Os profissionais do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Estadual Otávio Lage de Siqueira (Hugol) receberam o certificado de reconhecimento concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), pelo trabalho desenvolvido para propiciar respostas às Doenças/Agravos e Eventos de Interesse a Saúde Pública (DAE) em Goiás.

O trabalho da Vigilância Epidemiológica reúne o conjunto de ações que permitem o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com vistas a recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos à saúde.

O Hugol segue determinações legais que determinam a obrigatoriedade da notificação compulsória de doenças e agravos, por meio de equipe assistencial de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, de acordo com a lista nacional de notificação compulsória de doenças e agravos e eventos de saúde públicos em todo o território nacional.

O Núcleo de Epidemiologia do Hugol detecta, investiga e notifica esses registros de suspeita ou confirmação de doenças/agravos ou evento de notificação compulsória que chega a seu conhecimento.

"A notificação, realizada em tempo oportuno, é extremamente importante para fins de medidas de intervenção pertinentes em caso de surtos e constitui como ferramenta para planejamento de ações de prevenção, controle, redução e erradicação de muitas doenças e agravos", explica a enfermeira Ariana Santos, responsável pelo setor de epidemiologia da unidade do Governo de Goiás.

"Receber o reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde que as entregas dessas notificações são realizadas no prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde é a sensação de que estamos no caminho certo no nosso propósito, que é cuidar de vidas”, destaca.

Fazem parte do Núcleo de Epidemiologia do Hugol a gerente da Qualidade, Thaísa Afonso; a enfermeira Ariana T. Santos; as técnicas de enfermagem Gabryella de Assis Oliveira, Marina Galvão Fraga, Rayane de Souza Vaz, Rafaela Silva Souza Marques e o auxiliar Bruno Fernandes Dias.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Foto: Renaveh

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo