Com aumento de atendimentos no PS, Hetrin reforça perfil de média complexidade

Em processo de ampliação, unidade de saúde do Governo de Goiás no município de Trindades está voltado para cirurgias eletivas e atendimento de urgência e emergência

Já com nova estrutura, Hetrin atendeu 6,4 mil pacientes em janeiro deste ano

Desde o início das obras de reforma e ampliação, o Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) registrou aumento no número de pacientes no pronto-socorro, atraídos pela infraestrutura e atendimento da unidade.

Enquanto em novembro o hospital recebeu cerca de 5,7 mil pacientes, em janeiro deste ano, o número saltou para 6,4 mil, com a maioria desses atendimentos de caráter pouco urgente ou não urgente (60%). O aumento é tão significativo que, só na primeira quinzena de fevereiro, a unidade do Governo de Goiás registrou média de 237 atendimentos diários, 46 a mais que a média de novembro de 2022.

Esse aumento tem exigido ainda mais dos profissionais atuantes no pronto-socorro, que funciona 24 horas por dia. A equipe conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, biomédicos e demais profissionais para levar o melhor atendimento à população.

Para os atendimentos de porta aberta, que recebe todos os pacientes, o Hetrin conta com o quadro de médicos completo atendendo simultaneamente. Antes de entrar para a consulta, todos os pacientes passam por triagem e são classificados, de acordo com o Protocolo de Manchester, para identificar a gravidade de cada caso.

Perfil cirúrgico eletivo
Além do atendimento de urgência e emergência, o Hetrin é uma unidade de assistência de baixa e média complexidade com perfil cirúrgico eletivo, ou seja, que realiza cirurgias programadas, sem teor de urgência. A unidade dispõe de serviços de cirurgia geral, obstetrícia, urologia e vascular, como por exemplo colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, laqueadura, cistotomia, prostectomia, vasectomia, tratamento cirúrgico de varizes bilateral sem retirada de safena entre outras.

Mesmo com todo o processo de reforma em pleno andamento, nenhum serviço oferecido pelo Hetrin foi interrompido. A inauguração do novo pronto-socorro para atendimento de urgências e emergências está prevista para o meio deste ano.

Para a diretora da unidade, Vânia Fernandes, o atendimento prestado continua com a mesma qualidade, mesmo durante essa fase de reforma e ampliação. “Registramos um aumento no número de atendimentos no pronto-socorro e estamos em pleno funcionamento para atender a todos”, afirma, lembrando que, pelo perfil de média complexidade do Hetrin, também é possível buscar atendimento para casos mais simples na rede básica de saúde do município.

Com a entrega das próximas fases das obras, o Hetrin conseguirá ampliar ainda mais seu atendimento, bem como elevar o número de leitos. Ao todo, a unidade contará com 149 leitos. No geral, serão 6 de observação, 2 de emergência, 14 de alojamento conjunto, 20 de enfermaria para clínica cirúrgica e 20 de UTI, 90 de clínica médica, 4 salas cirúrgicas, 5 leitos de Recuperação Pós-Anestésicos (RPA), cinco quartos de isolamento e três quartos para parto normal (PPP). Ou seja, o triplo de leitos que o hospital possui atualmente.

Classificação de risco
Sempre que um paciente chega para atendimento de urgência e emergência no Hetrin, o protocolo é passar pela triagem, a fim de fazer sua classificação, de acordo com a gravidade de seu quadro clínico. Assim, as pessoas que apresentam risco de morte são atendidas preferencialmente. As classificações são divididas por cinco cores, com base no Protocolo de Manchester, um dos mais utilizados no mundo.

O vermelho significa emergência e o paciente deve ser atendido imediatamente, pois apresenta risco de morte. O laranja é muito urgente, considerando que o paciente pode esperar, no máximo, dez minutos para ser atendido, pois, apesar de apresentar risco de morte, ele está um pouco mais estável que o anterior.

Na cor amarela, estão os casos urgentes, nos quais a gravidade é moderada, e o tempo de espera pode ser de 50 minutos. A cor verde representa casos pouco urgentes e é indicado para situações menos graves, podendo o paciente esperar até duas horas. Por último, o indicador azul, são para casos não urgentes, classificação mais baixa, que envolve problemas simples. O paciente pode esperar até quatro horas.

Os casos que envolvem serviços básicos, com a classificação azul ou verde, podem ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município de Trindade e dos municípios próximos. Esses centros são os responsáveis pela avaliação primária e inserção de pacientes graves que necessitam de atendimento especializado no sistema de regulação.

Isabela Maione (texto e foto)/Imed

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