Pacientes e colaboradores participam dos festejos de carnaval no Crer

Ação envolve testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos para o público interno e externo da unidade do Governo de Goiás

Colaboradores entram no clima de folia do Crer, que chama atenção para prevenção às ISTs

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu decoração especial neste carnaval, para celebrar a data com colaboradores e usuários, na quinta e sexta-feira (16 e 17/2). O primeiro dia da campanha Folia Segura no Crer contou com testagem de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de distribuição de folders informativos e preservativos femininos e masculinos nas recepções e setores da unidade.

As ações foram realizadas pelo Serviço de Epidemiologia Hospitalar (Seepi), em parceria com o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço Social da Indústria de Goiás (Sesi-GO) e Coordenação de Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da SES. 

Priscilla Cirqueira, enfermeira do Seepi, destaca que o principal objetivo da campanha é reforçar sobre a importância do uso de preservativos na relações sexuais, a fim de evitar as ISTs e incentivar os colaboradores e usuários a realizarem testagens de HIV, sífilis e hepatites.

“Durante a ação de Carnaval, além da distribuição de preservativos, nós realizamos uma parceria com SES-GO (Secretaria de Estado da Saúde de Goiás) para oferecer durante toda a manhã testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. Foram feitos 380 testes, com entrega de resultados e orientações em casos positivos.” 

Esclarecimentos
Segundo Daniele Prado, técnica da Coordenação de Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da SES-GO, a proposta de promover uma ação voltada para testar e fazer esclarecimentos sobre ISTs é muito importante para todos os públicos, inclusive, os trabalhadores da saúde.  

“É importantíssimo que a população saiba que existem testes rápidos em todas as unidades básicas de saúde, de forma gratuita, e que eles são seguros. Além da distribuição gratuita de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante”, afirma. 

Domingas Pereira dos Santos, 39 anos, reservou alguns minutos durante sua jornada de trabalho no Crer para fazer a testagem de ISTs. Ela conta que já fazia dois anos que ela não fazia exames devido à correria do dia a dia. “Eu fiz esses exames quando estava grávida, hoje, quando me avisaram que teria eu já me programei logo para vir participar da testagem. Não podemos descuidar da saúde.” 

A paciente Selma Maria de Souza, 59 anos, mora em Catalão e aproveitou a vinda ao Crer para participar da ação de testagem. “Tinha muitos anos que eu não fazia esses exames e fiquei muito satisfeita com o atendimento. Rapidinho, eu cheguei e a equipe me atendeu, agora já vou voltar para casa mais tranquila com os resultados.”

Unidos do Crer 
No segundo dia de atividades, o Bloquinho Unidos da Regulação, o Bloquinho do Sorriso e o Bloquinho do RH também percorreram os setores da unidade do Governo de Goiás celebrando o carnaval com os colaboradores e reforçando a importância de festejar a data com segurança.

“A ideia do bloquinho surgiu como proposta para engajar os colaboradores, integrar os setores e promover um momento de descontração no ambiente de trabalho”, explica Wanessa Silveira Barcelos, Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR). 

Texto e foto: Thalita Braga

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo