Siate faz 23 anos com ampliação do socorro à população de Goiás

Em parceria com Corpo de Bombeiros, unidade da SES soma 3,7 mil ocorrências, em 2022, contra 2.959, em 2021, e planeja novos serviços para melhorar ainda mais atendimento de urgência e emergência

Médico e enfermeira seguem para ocorrência, em veículo equipado para primeiro atendimento

O Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) completou 23 anos de atuação, em janeiro deste ano, com ampliação do atendimento de urgência e emergência à população. Mas continua focado na qualificação do socorro oferecido. Em 2022, a unidade do Governo de Goiás ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) atendeu a 3.709 ocorrências, 25,34% a mais que em 2021, quando somou 2.959 atendimentos. 

“Esse aumento deve-se, principalmente, à ampliação do suporte intermediário de vida, que agora passa a estar disponível 24 horas por dia, assim como o suporte avançado”, explica a diretora técnica da unidade, Ludmilla Bizinoto Ferreira. Em abril de 2022, o atendimento do Suporte Intermediário de Vida (SIV) era realizado das 7 às 19 horas, passando a ser oferecido também das 19 às 7 horas. 

Novos serviços estão previstos, de acordo com a diretora técnica. “No médio e longo prazo, pretendemos ampliar o atendimento de suporte avançado com um número maior de profissionais capacitados”, diz. Ela também prevê o funcionamento 24 horas por dia da Central de Assepsia, responsável pelo processamento e conservação dos materiais e equipamentos utilizados nas ocorrências, na limpeza e desinfecção das viaturas. Atualmente, a central funciona das 7 às 19 horas.

Educação continuada
Outro projeto é a retomada dos cursos de educação continuada aos profissionais da área de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em todo o Estado, e educação permanente aos servidores da unidade. “A educação permanente aos servidores tem como propósito mantê-los sempre atualizados quanto aos protocolos do APH, que são dinâmicos”, explica a diretora técnica. 

Uma das qualificações já realizadas ocorreu entre outubro e novembro de 2022, quando a equipe operacional participou, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), do projeto de nivelamento ministrado pela corporação militar. 

O objetivo dessa atividade foi a capacitação e/ou aperfeiçoamento, conforme o profissional, das técnicas de atendimento pré-hospitalar, como o socorro inicial às vítimas graves de trauma, mulheres em trabalho de parto, restrição do movimento da coluna, contenção de hemorragias, vítimas em parada cardiorrespiratória, imobilização de membros fraturados, entre outras.

Equipe do Siate e bombeiros no veículo de Suporte Avançado de Vida: prontidão e eficiência

Trauma cranioencefálico
Essa constante qualificação, de acordo com Ludmilla, é fundamental para os desafios diários, a exemplo do que aconteceu no dia 26 de abril de 2022, quando o Suporte Avançado de Vida foi acionado para atendimento a uma criança participante do Projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros, vítima de trauma cranioencefálico (TCE).

A diretora técnica conta que, no trajeto, a equipe – formada composta pela médica Fernanda Yamada, enfermeira Stefany Abraão e sargentos Freire e João Gabriel – preparou materiais e equipamentos para o atendimento pediátrico e discutiu o planejamento do trabalho da equipe naquela situação específica.

A vítima foi encontrada, já tendo recebido os primeiros cuidados pela equipe do 1° Batalhão Bombeiro Militar, em estado grave e relato de parada cardiorrespiratória revertida, rebaixamento do nível de consciência e respirando com dificuldade. 

O atendimento inicial da equipe envolveu punção venosa, sedação, estabelecimento de via aérea, ventilação mecânica e colar cervical, seguido de transporte rápido e seguro ao hospital de referência, no caso o Hugol, que já aguardava a equipe.

A ocorrência envolveu, além do Suporte Avançado de Vida do Siate, equipes Garra e ASA, veículos especializados do CBM-GO, que conseguiram, no esforço conjunto, fornecer atendimento de qualidade, ágil e seguro, que resultou na excelente recuperação da vítima. “Hoje, o garoto está de volta ao convívio da família, saudável e recuperado”, comemora Ludmilla.

ATENDIMENTOS DO SIATE EM 2022
Suporte Avançado de Vida (Veículo de Intervenção Rápida – VIR)
Acidentes de trânsito – 222 
Outras causas externas (queda, tentativa de autoextermínio, etc) – 136
Emergências clínicas – 605
Agressões (ferimento por arma branca, arma de fogo e interpessoal) – 132
Transporte – 54
Evolução para óbito – 583
Constatação de óbito – 595
Total: 2.327

Suporte intermediário de vida (SIV)
Acidentes de trânsito – 46
Outras causas externas (agressão, queda, tentativa de autoextermínio etc) – 99
Emergências clínicas – 1.222
Transportes – 15
Total – 1.382

José Carlos Araújo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo