HGG promove solenidade para 56 formandos em residências médica e multiprofissional

Celebração, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás, conta com apresentação musical do trio de professores de música do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter

Mesa diretora do evento de formatura dos formandos em residencia médica e multiprofissional do HGG

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promoveu, na noite de quinta-feira (9/2), a formatura para 56 residentes médicos e multiprofissionais, que concluíram especializações na unidade. A solenidade, realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), contou com a apresentação musical do trio de professores de música do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, Marta Cardoso, Dario Santos e Maria José Capuzzo.

Os novos especialistas receberam homenagens ao lado de familiares e amigos, que lotaram o auditório. Formandos e preceptores falaram sobre os aprendizados e as experiências obtidas durante os anos de residência no HGG. João Elias de Godói, residente médico, representou os formandos das especialidades cirúrgicas. Ele relembrou os momentos de incertezas, superações e sentimentos vivenciados durante os anos de especialização.

"Enfrentamos muitas dificuldades e sacrificamos uma valiosa parte de nossas vidas pessoais para estarmos lá, no hospital, todos os dias. Diariamente, pensamos em desistir, mas optamos por enfrentar as incertezas e seguir em frente. Desbravamos novos mares e tivemos grandes mentores, que foram verdadeiros exemplos de liderança, dentro e fora do campo de atuação", relatou.

"Os pacientes também foram grandes mentores, pois eles nos ensinaram a desenvolver a empatia, a valorização e o respeito à vida. Chegamos aqui e agora estamos destinados a uma nova fase de nossas vidas profissionais. Eu desejo um futuro brilhante e repleto de esperança para todos. Muito obrigado, HGG”, contou, ainda, João Elias.

Luana Gomes Silva Pereira representou os formandos em residência multiprofissional, e se emocionou ao falar dos colegas e preceptores. "Levaremos em nossos corações todos os momentos que vivemos juntos no HGG, lugar onde construímos vínculos, valorizamos e reaprendemos o conceito de família. Aos nossos preceptores e tutores, agradecemos pelos ensinamentos técnicos e pelo cuidado em tornar mais leve a rotina exaustiva de uma residência multiprofissional. Também agradeço imensamente ao HGG pelo ambiente riquíssimo em nos proporcionar tanto conhecimento", destacou.

As coordenadoras das Comissões de Residência Média e Multiprofissional do HGG, Cláudia Sena e Telma Noleto, parabenizaram os formandos e desejaram sucesso aos novos especialistas. “Eu sei que essa é a vitória de uma longa caminhada, cheia de obstáculos, mas que foi carregada de muitos sonhos, coragem e experiências", pontuou Cláudia.

"Eu desejo que todos sejam muito felizes na nova jornada que irão enfrentar. Espero que todos levem do HGG não apenas os ensinamentos técnicos, mas que levem, principalmente, o ato de cuidar do ser humano com amor e com compaixão", disse.

“Ao olhar o percurso do ensino desenvolvido na residência no HGG há muito o que celebrar e agradecer. Foram grandes os desafios enfrentados, mas a partir de hoje, vocês buscarão novos caminhos, com uma bagagem imensurável de aprendizado técnico e ético. Parabéns a todos”, destacou Telma.

Perseverança dos profissionais
O coordenador de saúde do Idtech, organização social responsável pela gestão do HGG, Marcelo Rabahi, também parabenizou os formandos e comentou sobre a importância da perseverança dos profissionais diante do desafio de enfrentamento da pandemia da covid-19. "Após anos de muita dedicação, perseverança e resiliência, vocês se tornaram pós-graduados. Vocês são privilegiados por estarem em um dos melhores hospitais do nosso País", garantiu.

"Não se esqueçam que se trata de um hospital público, que cumpriu o seu papel de capacitá-los em suas profissões, mas também de transformá-los em seres humanos capazes de enfrentar com dignidade os problemas da humanidade", sugeriu o médico.

"Apesar das incertezas e do medo, vocês estiveram em tempo integral no cuidado dos pacientes. E na rápida adaptação que o hospital teve que enfrentar, nesta pandemia, vocês também estiveram juntos dos preceptores e não se abstiveram de atender os pacientes com covid nas alas e UTIs. E essa dedicação contribuiu para que o nosso hospital alcançasse indicadores de sucesso, no tratamento desses pacientes, muito acima dos outros hospitais públicos e semelhantes os melhores hospitais do País", destacou ainda Rabahi.

Os residentes formados no HGg são da área de anestesiologia, cardiologia, cirurgias básica, do aparelho digestivo, plástica, vascular, de clínica médica, coloproctologia, endocrinologia, endoscopias digestiva e ginecológica, gastroenterologia, mastologia, nefrologia, neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

Participaram ainda da solenidade, como representantes do Idtech Zanyr da Paixão Chaude e Sá Abreu (presidente do Conselho de Administração), José Cláudio Romero (superintendente), Lúcio Dias (coordenador executivo).

Entre os representantes do HGG, estiveram presente Alessandro Purcino (diretor administrativo), Natálie Alves (diretora de enfermagem), Rogéria Cassiano (a diretora de serviços multidisciplinares), Antônio Carlos Ximenes (diretor clínico), Fábia Mara (diretora técnica e diretora interina de ensino e pesquisa). E, ainda, a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, Letícia Pereira; a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel; e a representante do Conselho Nacional de Medicina de Goiás, Rosemar Macedo Sousa Rahal.

Ana Luiza Carvalho (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo