SES apoia ação do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

Evento promovido por entidades médicas nacionais busca conscientizar profissionais e famílias para cuidados com a crianças que passaram por esse procedimento cirúrgico

 

Traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocar uma cânula na traqueia

Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial e a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica realizam, na quarta-feira (15/2), ação para celebrar o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, instituído no dia 18 de fevereiro. O evento ocorrerá na Praça das Artes, acima do Parque Flamboyant, das 8h30 às 10h30, para pais e profissionais da área.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocar uma cânula na traqueia, estabelecendo ligação direta com o meio externo e configurando-se uma alternativa à respiração, quando o paciente não consegue usar as vias aéreas. Em crianças, o dispositivo, de plástico ou silicone, permite a livre passagem do ar.

O dia 18 de fevereiro tem por finalidade conscientizar profissionais da saúde e responsáveis sobre os cuidados com essas crianças, evitando riscos eminentes de infecções e mortes. E foi escolhido por ser um marco e ter dado origem ao Primeiro Consenso Nacional sobre Recomendações e Cuidados às Crianças Traqueostomizadas.

O objetivo é também contribuir para a criação de políticas públicas para o cumprimento das recomendações oficiais sobre os cuidados e condutas diante das crianças traqueostomizadas, além de auxiliar na organização de centros de referência e na contratação de profissionais especializados.

Na infância, a traqueostomia pode ser necessária após intubação prolongada de bebês na UTI neonatal ou com malformações das vias aéreas. Ocorre ainda em crianças de mais idade, também após intubação prolongada, falhas de extubação, toalete pulmonar ou obstrução de vias aéreas.

Para visualizar o manual de cuidados com a criança traqueostomizada clique aqui (https://drive.google.com/file/d/1wzXQ6bd9nZun13by3L_E_jzDZjx-4-ts/view?usp=drivesdk)

PROGRAMAÇÃO

Confira como será comemorado o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada:

8h30 – Integração e café da manhã
9h – Palestra sobre os cuidados com as crianças traqueostomizadas e distribuição de manual aos pais
9h30 – Atividades lúdicas com o grupo Florescer
10h30 – Orientações e esclarecimento de dúvidas aos pais e profissionais

 Yara Galvão/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo