Hospital da Mulher promove curso de primeiros socorros

O treinamento tem como objetivo ensinar aos participantes como identificar e agir em situações de emergência

Angelo Marcos Melo, técnico de enfermagem do trabalho, explicou como dar atendimento de forma rápida e eficaz em caso de situações de primeiros socorros

O Hospital Estadual da Mulher (Hemu) realizou na sexta-feira (10/02) um curso teórico sobre primeiros socorros para os colaboradores da unidade. O evento foi promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade.

Com o tema “Capacitar para salvar”, o técnico de enfermagem do trabalho, Angelo Marcos Melo, explicou como dar atendimento de forma rápida e eficaz em caso de situações de primeiros socorros até a chegada do socorro especializado. O palestrante passou noções básicas de primeiros socorros e atuação em emergências médicas como reconhecimento de infarto agudo do miocárdio (IAM); massagem cardíaca; técnicas de primeiros socorros em casos de dificuldades respiratórias; como verificar os sinais vitais; manobras de desobstrução de vias aéreas em adultos e crianças; convulsões; choques; hemorragias externas e internas; fraturas; queimaduras, entre outros.

 Os participantes aprovaram a iniciativa. “Achei o treinamento excelente. Uma linguagem acessível que possibilitou a compreensão de todos”, afirmou o vigilante Anderson da Conceição. “Muito importante e útil. Temos que estar preparados e capacitados para socorrer as pessoas”, pontuou a colaboradora Neiva Veneziani. Neste primeiro treinamento do ano, participaram 25 colaboradores, divididos em duas turmas.

 “As situações de emergência podem ocorrer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Com esse treinamento pretendemos contribuir com a redução do número de óbitos decorrentes de eventos de emergências, ensinando nossos colaboradores sobre como enfrentar enfermidades e lesões nos primeiros minutos até a chegada da ajuda profissional”, destacou Angelo. Ele ainda fez questão de lembrar os números do Corpo de Bombeiros -193 – e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – 192.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo