Crer inaugura intervenção artística de pintor anapolino nesta terça-feira

Novo painel do pintor JPê, com elementos do Cerrado, tem 94 metros quadrados e está localizado no setor de equoterapia da unidade do Governo de Goiás

Artista JPê usa elementos do Cerrado para pintar painel no centro de equoterapia do Crer

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) inaugura nesta terça-feira (7/2), às 9 horas, uma intervenção artística do pintor João Pedro Lima Ribeiro. Natural de Anápolis (GO), JPê, como é conhecido, transformou o centro de equoterapia do Crer, com a criação de um painel com elementos do Cerrado que trouxeram nova vida ao espaço.

JPê conta que começou a fazer arte de rua há dez anos, vendo o trabalho de outros artistas. “Eu comecei a desenhar quando era criança, estudei em uma escola de artes, mas meu interesse maior sempre foi pela arte de rua. Na época, eu andava de skate, e isso também influenciou. Eu gostava de estar na rua, e quando fiz um workshop com um amigo meu, me identifiquei muito e não parei mais”, conta. 
 
Para pintar o painel de 94 metros quadrados no centro de equoterapia do Crer, JPê utilizou elementos do Cerrado, como o fruto do pequizeiro, flores de ipê amarelo, além de pássaros e cavalos, para reforçar o trabalho terapêutico que é feito com crianças e adultos com apoio dos animais.

“Esse é o maior painel que já pintei sozinho, e gosto bastante de usar esse tema porque acredito que a gente tem que retratar elementos que estão presentes no nosso dia a dia.” 
 
O artista conta que esse é o primeiro trabalho que ele faz em uma unidade de saúde, e fala da satisfação de saber que sua arte irá contribuir para recuperação de pacientes. “Estou feliz demais com o resultado desse painel. Saber que meu trabalho vai contribuir para o tratamento de tantas pessoas me deixa orgulhoso, principalmente pelo retorno positivo que tenho recebido dos pacientes e colaboradores.” 
 
Equoterapia
Pioneiro no serviço de equoterapia, o Crer soma mais de 200 mil atendimentos na unidade desde a implantação em 2004. A supervisora de terapias de apoio, Karla Lorena Mendonça Campos, destaca que o Crer é hoje a única instituição do Governo de Goiás a oferecer esse tipo de atendimento no Estado.

“A equoterapia tem um papel fundamental na recuperação de muitos pacientes. No Crer, nós proporcionamos aos pacientes um atendimento individualizado, em um local totalmente diferente do ambiente hospitalar, que traz vários benefícios por ser um método terapêutico que emprega o cavalo como agente promotor de melhorias de nível físico e intelectual”, explica.  
Karla pontua que a equoterapia é indicada para pacientes com alguma doença que compromete a parte motora e/ou psíquica, como crianças com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, entre outras. “No caso de pacientes adultos, o tratamento é indicado para quem tem uma lesão medular, trauma cranioencefálico e acidente vascular cerebral, por exemplo.”

Os atendimentos são realizados por profissionais qualificados e com formação nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
 
A profissional destaca os benefícios que a intervenção artística trará para o tratamento dos pacientes. “A  pintura do mural trouxe uma alegria imensa ao picadeiro. Antes era uma parede sem vida, que agora se transformou, com os desenhos incríveis realizados pelo JPê. Além de deixar o espaço da equoterapia mais bonito, a arte tem a capacidade de promover benefícios para a saúde física e mental, e será um auxílio valoroso no atendimento dos nossos pacientes", afirma.
 
Thalita Braga (texto e foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo