Credeq promove semana de debates sobre saúde mental

Evento sobre Janeiro Branco destaca relação entre bons hábitos alimentares, prática de atividade física, espiritualidade e a saúde do cérebro em relação a estados psicológicos e emoções

Colaboradores e pacientes participam do Louvorzão, na semana de saúde mental do Credeq

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) – Prof. Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, realizou a Semana da Saúde Mental, entre os dias 13 e 20 de janeiro, para debater alguns pilares de extrema importância para a manutenção de uma mente saudável. No evento, foi destacada a relação entre bons hábitos alimentares, prática de atividade física, espiritualidade e a saúde do cérebro em relação a estados psicológicos e emoções.

Os debates foram motivados pela campanha Janeiro Branco, iniciativa brasileira instituída em 2014 que busca chamar atenção para o tema da saúde mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cenário é cada vez mais desafiador, devido ao aumento da população que sofre por algum tipo de transtorno mental, sobretudo durante a pandemia de Covid-19.

O Janeiro Branco traz um olhar diferenciado sobre a saúde mental em todas as suas vertentes, biopsicossocial, espiritual e sobre a importância de realçar o olhar sobre o impacto que a saúde mental tem na vida das pessoas, visto que não há saúde sem saúde mental. Por isso, a relevância de realizar debates sobre práticas de prevenção e tratamentos.

"O Credeq atua como complexo de saúde mental, atendendo vários perfis da população, principalmente relacionado à dependência química. Oferecemos os serviços ambulatoriais, acolhimento para o público de grande vulnerabilidade social, leitos de observação para urgência e emergência. Contamos também com uma ampla gama de serviços voltados ao tratamento da saúde mental da população", informou o diretor técnico do Credeq, Danilo Fiorotto.

Qualidade de vida
A semana dos colaboradores e pacientes foi movimentada com atividades voltadas ao debate e conscientização sobre a importância de práticas que promovam qualidade de vida não somente para o corpo, mas para a mente.

Entre elas, as palestras Saúde mental, com a psicóloga Ludmilla Rocha; Hábitos alimentares que contribuem com a prevenção dos transtornos alimentares, com a nutricionista Gleicy Nunes; e A relação da saúde clínica, bons hábitos alimentares, prática da atividade física e a espiritualidade como fatores de proteção para a saúde mental, com a médica psiquiatra Yassue Inuzuka.

Foram realizadas ainda a Ação saúde, com aferição de pressão arterial e entrega de panfletos informativos pela equipe de enfermagem; e aulão com o professor de educação física e nutricionista, Alex Fernandes, quando os participatnes receberam informações sobre exercícios básicos para sair do sedentarismo.

No encerramento da semana, no dia 20, foi realizado o Louvorzão, com abordagem da importância da espiritualidade na manutenção da abstinência e reforma íntima, ministrado pelo missionário da comunidade Família Luz da Vida Vanderlaine Thuan. O Louvorzão é uma ação ecumênica, momento voltado à espiritualidade, com orações e cânticos.

Crispiano Filho (texto e foto)/Associação Brasileira de Esperança e Vida

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo