HCN abre processo seletivo com oito vagas para residência médica

Unidade de saúde do Governo de Goiás no município de Uruaçu, Hospital Estadual do Centro-Norte oferece quatro oportunidades para clínica médica e quatro para clínica geral

HCN vai oferecer oito vagas para resentes médicos, nas áreas de clínicas médica e geral

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) abre processo seletivo de candidatos para preenchimento de vagas de residência médica, com quatro vagas para clínica médica, com um período de duração de dois anos, e mais quatro vagas para cirurgia geral, com duração de três anos. As inscrições vão do dia 25 a 30 de janeiro.

O processo é realizado exclusivamente pela internet, por meio do site https://www.ceremgoias.org.br.  O candidato deve realizar o pagamento da taxa de inscrição, assim como a documentação exigida no item 3.3 do edital.

A primeira etapa do processo será aplicação de prova de conhecimentos médicos, valendo 90 pontos, nas dependências do HCN, no dia 4 de fevereiro, das 14h às 18h. A segunda etapa é composta por análise curricular, e valerá dez pontos.

A divulgação do resultado da primeira etapa será no dia 10 de fevereiro. Já a conclusão da etapa seguinte se encerra no dia 14 do mesmo mês. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 17, também de fevereirom no site da Cerem Goiás. Para mais informações acesse o edital, clique aqui.

Especialização 
A residência médica é considerada a forma de especialização mais eficiente em medicina do Brasil. É uma modalidade de pós-graduação, com aprendizado supervisionado em serviço que, ao seu final, confere ao médico o título de especialista naquela área. 

A expressão residência médica só pode ser empregada em programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CRNM), como ocorre com os programas em cirurgia geral e clínica médica do HCN.

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o HCN, incentiva o conhecimento e especialização de todos os seus colaboradores e, agora, também dos futuros médicos residentes.

“Os hospitais que dispõem residentes têm como característica a necessidade de preceptores sempre atualizados, aptos ao ensino, o que sem dúvida beneficia o hospital. O início dos programas de residência médica no HCN é mais uma etapa no planejamento de tornar o HCN um polo não só de saúde como também de ensino na área da saúde”, afirma diretora médica do Imed, Erika Ortolan, .

Ainda segundo a diretora médica, pesquisas mostram que um dos fatores que fixam o médico no local de trabalho é a opção por permanecer na região que realizou sua residência médica. “Temos o plano de expandir os programas de residência médica para outras especialidades, e também já aprovamos os programas de residência multiprofissional que deverão ter seu início no próximo ano. Esperamos que, em alguns anos, graças a esses programas de residência, tenhamos maior oferta de profissionais especialistas no centro-norte goiano”, prevê.

Luiz Fernando Fernandes/Imed

Foto: arquivo SES
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo