SES celebra Dia da Visibilidade Trans no HGG nesta quinta-feira

Evento lembrado no dia 29 de janeiro tem comemoração antecipada no hospital com roda de conversa, apresentação cultural e lançamento de exposição fotográfica 

HGG comemora Dia da Visibilidade Trans – O Direito de Todos a partir das 10 horas desta quinta-feira

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove, nesta quinta-feira (26/1), o Dia da Visibilidade Trans – O Direito de Todos, a partir das 10 horas, no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

A programação é aberta ao público e conta com roda de conversa sobre direitos das pessoas trans, música, troca de experiências do Programa Transexualizador – Ambulatório TX, desenvolvido no HGG, e lançamento da exposição fotográfica Mundo trans. A iniciativa celebrar o Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro.

O encontro tem apoio da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na pessoa da advogada Amanda Souto, e da Associação Goiana de Pessoas Trans (Unitrans), que terão representantes para discutir sobre retificação de registro, mudanças legislativas, atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS) e outras pautas que tangem os direitos básicos das pessoas transexuais. 

O evento terá início com a apresentação da Casa Matamba, grupo goiano formado por pessoas pretas, trans e travestis que representam a cultura ballroom, conhecida também por dança vogue.

Em seguida, a roda de conversa contará com representantes da Comissão de Diversidade da OAB e de representantes do movimento trans em Goiás, que darão uma perspectiva de como é passar pelo processo transexualizador. Durante a solenidade, o cirurgião ginecológico do HGG, especialista em genética, João Lino Franco Borges será empossado como novo coordenador do Programa TX. 

Com o objetivo de contar histórias de pessoas que se destacam no dia a dia, sejam em suas profissões, sejam na luta por garantias, 14 mulheres e homens trans foram convidados para a exposição fotográfica Mundo trans, em parceria com o fotógrafo Claudinei Britto, que contribuiu com projeto pela segunda vez. A exposição ficará disponível no HGG até o dia 1º de fevereiro. 

Ambulatório TX 
O projeto transexualizador desenvolvido no HGG, Ambulatório TX, desde 2017 oferece atendimento médico e multiprofissional a transexuais e travestis. O HGG foi a primeira unidade pública estadual a oferecer tal serviço em Goiás, e desde então já realizou mais de 7,7 mil consultas ambulatoriais e 54 cirurgias, 18 delas de redesignação sexual, atendendo homens e mulheres trans. 

Os atendimentos ambulatoriais, estabelecem uma rede de cuidados e são realizados de acordo com as normatizações do Ministério da Saúde nas especialidades de ginecologia, cirurgia plástica, psiquiatria, urologia, psicologia e fonoaudiologia. Na parte ambulatorial, são realizadas ações de acompanhamentos clínico e de hormonioterapia destinadas a promover atenção especializada no processo transexualizador.

O hospital realiza as cirurgias e acompanhamentos pré e pós-operatórios, com o objetivo de proporcionar atenção especializada no processo transexualizador. São oferecidos procedimentos como histerectomia (retirada do útero), mamoplastia (retirada da mama), prótese mamária, tireoplastia (redução do pomo de Adão) e redesignação sexual (neocolpoplastia, ou construção de neovagina).

SERVIÇO
Dia da Visibilidade Trans –  O Direito de Todos
Data: quinta-feira (26/1)
Horário: 10 horas
Local: Auditório Dr. Luiz Rassi (5º andar HGG)

Nayane Gama do Nascimento (texto e foto)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo