Administração segura de medicamentos é tema de discussão na MNSL

Na manhã de hoje (12 de setembro), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) promoveu uma aula sobre a administração segura de medicamentos como parte de seu programa de educação continuada. Ministrada pela coordenadora da Farmácia da unidade, Marcela Meirelles, a capacitação abordou sobre como evitar eventos adversos relacionado a medicamentos; como garantir a segurança na prescrição médica; quais são os remédios potencialmente perigosos; e a necessidade de garantir a segurança na dispensação dos medicamentos.

Durante a palestra, Marcela enfatizou diversas vezes sobre como é necessário que médicos, enfermeiros e farmacêuticos trabalhem em conjunto para garantir que o medicamento dispensado ao paciente seja exatamente o que ele precisa, levando em consideração dosagem, tempo de infusão, duração do tratamento e forma farmacêutica, além de verificar sempre se está sendo entregue para a pessoa correta, conferindo o nome completo.”Quando o farmacêutico faz a triagem do remédio, ele avalia tudo isso, além de viabilidade, diluente, contraindicação, interação medicamentosa e alimentar, concentração, entre outros. Só após verificar analisar tudo isso é que separa o medicamento. Muitas vezes os profissionais pedem com agilidade, mas precisamos nos de tempo para nos atentar a tudo isso”, afirmou.

Ainda de acordo com ela, quando se trata de medicamentos de Alta Vigilância, que possuem um risco maior de causar dano significante ao paciente se usado erroneamente, há ainda mais estratégias para minimizar erros. Nesses casos é preciso padronizar o menor número possível de variações de concentração; armazenar medicamentos que o nome ou a aparência sejam semelhantes em locais distantes; e checar a medicação duas vezes, no momento do preparo e no momento da administração do remédio.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo