Saúde lança fotorreportagem em encerramento de evento internacional do acidente com Césio 137

Para rememorar os 30 anos do acidente com o Césio 137, Secretaria de Estado da Saúde lança livro com 158 imagens relativas ao acidente radioativo sem paralelo no mundo

A “Fotorreportagem do Acidente Radioativo em Goiânia – Césio 137/ 30 Anos” será lançada nessa sexta-feira, 29 de setembro, às 11h, no encerramento da Conferência Internacional Conjunta Radio 2017, que acontece no Centro de Convenções de Goiânia. A obra foi produzida pela Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Comset/SES-GO), em parceria com o Centro de Assistência aos Radioacidentados (C.A.RA.), e registra, em 158 imagens, a história do desastre, desde o momento em que parte de um aparelho utilizado em radioterapia foi recolhido, nas ruínas do então Instituto Goiano de Radioterapia, até os dias atuais, com depoimentos de vítimas e profissionais que vivenciaram o acontecimento.

De acordo com a chefe da Comunicação Setorial da SES-GO, Iara Lourenço, o registro é necessário para manter viva a memória do acidente que não teve paralelo no mundo. “Além da perda de quatro vidas, houve inúmeras outras repercussões, sérios impactos na vida das vítimas e dificuldades econômicas para o Estado. Depois de fazermos uma revista para marcar os 25 anos do acidente, concluímos que seria importante resgatar esse episódio em um fotolivro que permita às atuais gerações conhecerem esse marcante fato de nossa história”, avalia.

A fotorreportagem foi baseada em consultas aos acervos dos jornais O Globo, O Popular, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do C.A.RA., além de entrevistas. A jornalista Patrícia Almeida da Silva foi a responsável pela organização da obra, que teve colaboração na revisão do conteúdo pelas servidoras do C.A.RA., Patrícia Melo de Alencar e Carla Wascheck. A obra será disponibilizada no site da secretaria a partir dessa sexta-feira, 29 de setembro.

Experiência

No encerramento da RADIO, nessa sexta-feira, 28 de setembro, a partir das 8h30 será realizada a mesa “Situação dos Radioacidentados – Como está Goiânia hoje?”, tendo como mediadores o presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBR) Marcos do Amaral e a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da SES-GO, Irani Ribeiro.

A RADIO 2017 abordou o tema “Goiânia 30 Anos Depois – Compartilhando Experiências”, que relembrou o acidente radiológico com Césio 137, ocorrido em setembro de 1987 na capital de Goiás. Este é considerado, até hoje, o caso mais impactante de dispersão de uma fonte radioativa sobre uma cidade, incluindo todos os efeitos sociais e psicossociais, associados aos efeitos da radiação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo