Crer recebe pesquisador do Canadá

O trabalho realizado pelo Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás,  chamou a atenção do pesquisador Ronaldo Luis da Silva, graduado em fisioterapia pela Universidade de São Paulo, possui mestrado na mesma cidade e atualmente é doutorando em Neurofisiologia pela Université du Québec à Montréal, no Canadá.

Desde o mês de julho, ele acompanha de perto o trabalho da clínica de neuromodulação do CRER, composta por uma equipe multiprofissional. A neuromodulação é uma abordagem que conta com diversas tecnologias e que consiste em modular o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e/ou o Sistema Nervoso Periférico (nervos periféricos), conforme o objetivo desejado a cada caso. Ela é utilizada no tratamento de pessoas com doença de parkinson, depressão, esquizofrenia, bipolaridade, distúrbio cognitivo, sequelas do acidente vascular cerebral (AVC), dor crônica, entre outras. No CRER, o pesquisador investiga os efeitos da neuromodulação em pacientes que sofreram AVC e que desenvolveram afasia em decorrência dele. Sua atuação no hospital segue até o início do mês de outubro, em princípio.

O pesquisador tem como professor orientador o Dr. Victor Frak, profissional de renome internacional que dirige um grupo de pesquisa clínica – cérebro, motricidade e linguagem, do qual o CRER faz parte e também outras duas instituições de saúde em Montreal, no Canadá: o Centre de Recherche Interdisciplinaire en Réadaptation du Montréal Métropolitain (CRIR) e o Hospital Sainte-Justine. 

Ensino e pesquisa

O CRER, certificado pelos Ministérios da Saúde e Educação como Hospital de Ensino, realiza pesquisas multicêntricas desenvolvidas em parceria com instituições de outros países. Para obter tal certificação, vários requisitos foram analisados, sobretudo a existência de estagiários de diferentes cursos da área de saúde, residência médica e multiprofissional, existência de publicações científicas, instalações, equipamentos e, ainda, o número de profissionais com especialização, mestrado e doutorado.

Uma das linhas de pesquisa de maior expressão no CRER é a da linguagem aliada à motricidade. O CRER possui convênios com a Université du Québec à Montréal (Canadá), Universidade Federal de Goiás (UFG) e outras universidades. Resultado disso é a procura cada vez maior de profissionais de outras instituições, tanto do Estado de Goiás quanto de outras localidades de origens estrangeiras.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo