Comitê irá acompanhar e monitorar a população em situação de rua no Estado

O Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED/SES) compõe o novo comitê criado pelo Governo do Estado com o objetivo de acompanhar e monitorar a política para população de rua. Trata-se do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento de Política para a População e Situação de Rual no Estado, instituído no âmbito da Secretaria Cidadã. Com esse Comitê, será possível auxiliar ações que garantam a promoção e proteção de seus direitos humanos, bem como exercer orientação normativa e consultiva sobre o assunto. A diretora geral Ivânia Fernandes é a representante do GEED tendo como suplente a gerente técnica operacional Meire Incarnação.

O Secretario da Casa Civil José Carlos Siqueira, que na oportunidade representou o governador Marconi Perillo, falou da preocupação do governador em relação a essa população que esta crescendo não apenas em Goiás, mas em todo o País. É por causa dessa situação, que houve a ação do governador de chamar profissionais competentes de todas as secretarias e órgãos para que as politicas possam ser discutidas em âmbito do Estado para a resolução do problema no Estado.

São consideradas pessoas em situação de rua, aquelas que têm em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, a inexistência de moradia convencional regular e utiliza logradouros públicos e áreas degradadas como espaço de moradia temporária ou permanente.

O Comitê veio para apontar os objetivos da política estadual para a população em situação de rua no âmbito do Estado, apresentar propostas, articular convênios diversos, receber denúncias e encaminhar os casos às autoridades competentes, propor capacitação dos membros do colegiado, incentivar campanhas, entre outras atividades.

Compõem o novo Comitê, representantes das secretarias Cidadã, da Educação, da Saúde, da Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Procuradoria Geral, AGEHAB, GEED, e Conselho Estadual de Direitos Humanos e Combate ao Preconceito. Além dos órgãos do Estado serão convidadas instituições públicas, universidades, movimentos de rua, pastoral, entre outros relacionados a assuntos atinentes.

Os membros do Comitê foram empossados na tarde desta 2ª. feira, (02/10) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e tem na presidência a superintendente dos Direitos Humanos da Secretaria Cidadã Onaide Santillo. Estava presente a titular da Secretaria Cidadã Leda Borges, além de representantes dos demais órgãos componentes.

O GEED/SES é integrante do movimento municipal Pop Rua. Atualmente atende um percentual significativo de usuários que são assistidos pelo Pop Rua. O Ceat-AD é o portal desse atendimento, dando suporte e acolhimento aos usuários que estão em situação de rua.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo