HDT comemora Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional com uma série de palestras

Com o objetivo de homenagear o trabalho da equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), realizou na última segunda-feira (9 de outubro), no auditório da unidade, uma série de palestras em comemoração ao dia dedicado a esses profissionais, que é celebrado oficialmente em todo Brasil no dia 13 de outubro (sexta-feira).

A coordenadora de Reabilitação da unidade, Fernanda Lelis, a tutora de Fisioterapia, Viviane Guimarães e o diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) do HDT/HAA, o médico João Alves fizeram a abertura. Oito palestras foram ministradas por profissionais do HDT/HAA e de outras instituições, abrangendo a vivência profissional dos palestrantes.

Com o tema “Terapia Ocupacional na reabilitação precoce”, a terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Camila Melhado, destacou a importância de envolver paciente e família no processo de reabilitação, bem como o objetivo da intervenção precoce. “A demora do paciente para iniciar o tratamento terapêutico ocupacional pode levá-lo a ter sérias consequências como deformidades, trazendo dificuldades concretas no dia-a-dia do indivíduo, impedindo-o de adquirir, por exemplo, um grau de independência para o desenvolvimento das atividades de vida diária e prática”, afirmou.

Na palestra  “Prevenção de Queimaduras”, a fisioterapeuta e também vereadora de Goiânia, Cristina Afonso, esclareceu sobre os vários tipos de queimaduras e a importância da reabilitação para o paciente queimado. A programação foi organizada pela equipe do setor de Reabilitação e contou com a participação de profissionais de vários setores do hospital.

Ainda durante o evento houve integração da equipe multidisciplinar, sorteio de brindes e emissão de certificados. Segundo o diretor do DEP, João Alves, o evento vai ao encontro do objetivo da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), gestor do HDT/HAA, que visa valorizar e capacitar os seus colaboradores. “É gratificante a promoção de troca de experiências, principalmente entre esses profissionais que tanto contribuem com a busca pelo atendimento de qualidade no HDT, que já é considerado de referência na rede pública da Saúde, em Goiás e no Brasil”, salientou o diretor.  O HDT/HAA,  recebe estudantes do curso de Fisioterapia, entre outros,  das faculdades conveniadas, para estágio curricular. Atualmente, a unidade está com 21 residentes na equipe multidisciplinar.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo