Ministério da Saúde habilita Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGG

Na próxima terça-feira, dia 7 de novembro, o Ministério da Saúde habilitará oficialmente o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG.

Solenidade acontece nesta terça-feira, dia 07 de novembro, 9h30, no auditório do Hospital Alberto Rassi. Meta de procedimentos para obesos vai dobrar

Na próxima terça-feira, dia 7 de novembro, o Ministério da Saúde habilitará oficialmente o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. A solenidade ocorre às 9h30 no auditório da unidade e reunirá as autoridades que articularam o processo junto ao Governo Federal. Com a habilitação, a meta de procedimentos cirúrgicos para os pacientes com obesidade mórbida aumenta de 6 para 12 por mês, o dobro do que é realizado atualmente.

O HGG passa a ser a única unidade habilitada com Serviço de Atenção à Obesidade no Estado de Goiás. O processo de habilitação durou cerca de três anos, quando foram realizadas diversas adequações para atender as normas da Vigilância Sanitária e adquiridos equipamentos específicos para atender pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40. São quatro enfermarias especiais, com camas que suportam pessoas com cerca de 300 quilos e banheiros com medidas e estruturas adequadas.

O processo

Entre os investimentos realizados estão a aquisição de um guindaste, com capacidade até 250 quilos, balança, mesas cirúrgicas, cadeiras de rodas, aparelhos especiais de aferição de pressão e camas com capacidade até 300 quilos. As enfermarias especiais contam vasos sanitários de alvenaria e acabamentos em inox, com maior resistência. O Centro de Terapia Intensiva (CTI) também está apto para receber os pacientes super obesos.

De acordo com o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, o hospital sempre foi referência no tratamento da obesidade. “A habilitação do Ministério da Saúde reconhece o trabalho desenvolvido pelo Hospital, que tem buscado a excelência dos serviços prestados aos usuários do SUS. Sua qualidade já foi atestada com o nível 2 de acreditação pela Organização de Acreditação Hospitalar (ONA) e está rumo ao terceiro nível.”

Nakamura explica que, com a habilitação dos leitos, será possível faturar junto ao Ministério da Saúde, o valor específico da cirurgia bariátrica. “O Estado será devidamente ressarcido por estas operações, que antes, eram categorizadas como uma cirurgia comum.”

PCCO

O HGG conta com o Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) desde 1998 e foi reestruturado em 2013, com a transferência da gestão para o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). Conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, além dos médicos cirurgiões bariátricos, pneumologistas, cardiologistas e de outras áreas. Em 2017, o HGG realizou 58 cirurgias bariátricas.

O QUÊ: Ministério da Saúde habilita Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGG

QUANDO: Amanhã, 07/11/2017

HORÁRIO: 9h30

ONDE: Auditório do HGG, 5º andar

ENDEREÇO: Av. Anhanguera, 6.479, St. Oeste

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo