Huana recebe unidade móvel do Hemocentro para coleta de sangue

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no último dia 25, o Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), recebe nesta terça-feira, dia 28, uma unidade móvel de coleta de sangue do Hemocentro. O ônibus está no estacionamento da unidade das 8 às 16 horas, para receber doações. O objetivo é reabastecer o estoque do maior banco de sangue do estado, que atende várias unidades de saúde de Goiás, entre elas o Huana e os principais hospitais públicos estaduais.

Acompanhantes, amigos e familiares de pacientes internados, colaboradores e a comunidade em geral podem doar sangue. Os interessados devem se dirigir ao ônibus, que estará parado no estacionamento do Huana (Av. Brasil Norte, 3105 – Cidade Universitária), dentro do horário preestabelecido e munidos de documento oficial com foto. Todo o processo, incluindo a entrevista e a coleta, dura cerca de 40 minutos.

A Superintendente do Huana

, Lazara Mundim, lembra que doar sangue é fundamental para salvar a vida de pessoas com várias patologias. “É um ato de amor que ajuda pessoas com doenças crônicas e demais situações de risco de morte e cada bolsa de sangue coletada beneficia até quatro pessoas”, destaca. De acordo com o Diretor Técnico, Dr. Jason Damasceno, o objetivo é mobilizar a comunidade. “Atualmente, o hospital tem, em média, 200 transfusões mensais e vale destacar que em períodos de festas e feriados prolongados, o consumo de sangue aumenta de forma considerável nas unidades de saúde. Por isso é importante reforçar o estoque para as festividades de final de ano”, ressaltou.

Para ser doador é necessário:

– Ter boa saúde;

– Pesar acima de 50 quilos;

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização);

– Não estar em jejum;

– Ter doado sangue há, no mínimo, dois meses para homens e três meses para mulheres.

Mais informações: (62) 3311-9103

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo