PMGO CELEBRA FORMATURA DO 7º COMAPE E HOMENAGEIA EFETIVO DO CAPM COM A MEDALHA DO MÉRITO POLICIAL MILITAR

A manhã desta quarta-feira, 14/01, foi marcada pela Solenidade de Formatura da 7ª turma do Curso Operacional Maria da Penha (COMAPE) da Polícia Militar de Goiás, realizada no Comando da Academia de Polícia Militar – CAPM.

Na mesma ocasião, militares que integram o efetivo desta unidade-escola e que se destacaram pelo profissionalismo, dedicação e excelência no desempenho de suas funções foram agraciados com a Medalha do Mérito Policial Militar, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Corporação.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do CAPM, Coronel Daniel Pires Aleixo, e contou com a presença do Subcomandante do CAPM, Tenente-Coronel Wesley Elias Reis Pires, do Subcomandante de Missões Especiais, Tenente-Coronel Wallace Venâncio de Moraes, da Superintendente da Mulher em Goiás, Sra. Evelin Geordana Rodrigues dos Santos, do Juiz de Direito do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Dr. Vitor Umbelino Soares Júnior, e da Subcomandante do Batalhão Maria da Penha, Major Márcia Elizabeth Soares Mendes Testa, além de outras autoridades civis e militares.

O 7º Curso Operacional Maria da Penha (COMAPE) contou com a participação de 157 alunos-soldados da 2ª turma do Curso de Formação de Praças de 2025. Destaca-se que o COMAPE é o único curso operacional desenvolvido por uma Polícia Militar no Brasil voltado, de forma exclusiva, ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Seu principal objetivo é capacitar o policial militar para a fiscalização e o acompanhamento das medidas protetivas de urgência, bem como para o desenvolvimento de ações educativas de prevenção e conscientização, contribuindo de maneira efetiva no combate à violência contra a mulher.

Atualmente, a PMGO já conta com quase 500 policiais militares formados pelo COMAPE, evidenciando o compromisso permanente da PMGO com a qualificação contínua da tropa, assegurando um atendimento que une segurança, acolhimento e respeito às mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Estado.

Esse trabalho consolida a Polícia Militar de Goiás como instituição de vanguarda e referência nacional, reafirmando seu protagonismo como a melhor Polícia Militar do Brasil.

Polícia Militar de Goiás: 167 anos, a força do coração do Brasil!

Governo na palma da mão