Polícia Civil doa mais de cinco mil metros de elásticos para confecção de máscaras de proteção facial

 

A Polícia Civil do Estado de Goiás fez nesta segunda-feira, dia 11, a doação de 5600 metros de elásticos à Diretoria geral de Administração Penitenciária (Dgap), o material será utilizado na confecção de máscaras de proteção facial, com a utilização de mão de obra carcerária. A entrega do material, apreendido pelo Procon Goiás durante fiscalização do órgão por infração ao código do consumidor, tendo sido a medida do elástico sido adulterada pelo lojista, foi realizada no gabinete da Diretoria-Geral da Polícia Civil, pelo delegado-geral Odair Soares, ao diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz. 

O diretor-geral da Dgap, Agnaldo Augusto da Cruz, disse que a doação irá proporcionar a confecção de máscaras por detentos para posterior doações aos sevidores das forças de segurança e profissionais da saúde, para colaboração no enfrentamento ao coronavírus em Goiás. “As máscaras poderão, inclusive, ser utilizadas pela Polícia Civil em presos durante escoltas e recambiamento de presos”, acrescenta ele. 

Diante da entrega, foram ressaltadas as aplicações de medidas estabelecidas pelo Governo de Goiás para a união de forças e poderes para o enfrentamento à disseminação do  vírus. “O trabalho realizado pelo Procon, a participação do Ministério Público, Judiciário e Polícia Civil resultou na doação para que o material cumpra uma função social importante principalmente durante a pandemia”, afirmou o delegado, Odair. 

O delegado do consumidor, Gilson Mariano, explicou sobre o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). “Neste caso, o comerciante cortou os elásticos ao meio para ter uma maior quantidade do produto, tendo adulterado o material, não revelando o feito ao consumidor. A partir da apreensão do Procon, foi feito o TCO. Com um pedido meu ao judiciário, foi feita a autorização judicial de doação imediata à Dgap para o trabalho de confecção de máscaras pelos detentos”, ressalta o delegado. 

Polos de Confecção

Atualmente a Dgap conta com oito polos de produção de máscaras localizados nas Unidades Prisionais Regionais Goiânia, Ceres, Quirinópolis, Orizona, Luziânia, Jaraguá, Formosa e Minaçu. “A estimativa é que ainda nesta semana comece a funcionar novos polos, totalizando 13 pontos de confecção”, frisa o coronel Augusto. A produção é realizada por meio de parcerias locais. 

Entregas de máscaras 

As máscaras produzidas com a mão de obra de carcerária de custodiados que trabalham na indústria dentro do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, compõe ações de ressocialização estabelecidas pelo Governo do Estado em consonância com a Secretaria de Segurança Pública. Todos os custodiados são beneficiados com a remição da pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.

Dentre as instituições já beneficiadas  pela Dgap, estão a Polícia Técnico Cientifica, unidades de saúde, Polícia Militar, servidores da Dgap , secretarias e prefeituras. 

Comunicação Setorial Dgap

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo