Exposição “Ichi-go Ichi-e” une pintura e artes marciais no Museu da Imagem e do Som de Goiás

Mostra inédita de Rafael Abdala e Bruno Alcantara será inaugurada será nesta quinta-feira (27/11), com visitação gratuita

O Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) recebe, a partir de quinta-feira (27/11), a exposição “Ichi-go Ichi-e: um momento, um encontro”, com direção artística e produção assinada pelo artista visual Rafael Abdala. A mostra reúne obras criadas em colaboração com o artista marcial e visual Bruno Alcantara (Hogosha), praticante graduado do estilo Aizu Muso Ryu – Misawa Hā. A abertura será às 16h, com entrada gratuita.

A exposição conta com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). “Ichi-go Ichi-e: um momento, um encontro” propõe um diálogo inédito entre a arte contemporânea e as artes tradicionais dos samurais japoneses, por meio de pinturas que incorporam cortes reais de kenjutsu e iaijutsu — técnicas ancestrais da espada.

A pesquisa e produção das obras contou com a coordenação técnica de Kenjiro Sensei, grão-mestre do estilo, e foi desenvolvida a partir de encontros filosóficos e práticos entre os artistas e mestres da arte marcial. Inspirado por referências como Lucio Fontana, Fabienne Verdier, Kazuo Shiraga, Manabu Mabe e Tomie Ohtake, o projeto busca evidenciar o gesto, a mesura e a ação zen como elementos centrais da criação artística.

Cada obra é resultado de um momento único e irrepetível, em consonância com o conceito japonês “ichi-go ichi-e” — expressão que traduz a ideia de que cada encontro é singular e precioso.

Oficinas criativas

Como parte da mostra também serão realizadas oficinas abertas ao público em meados de dezembro, com atividades no MIS e na Escola de Artes Visuais, vinculada ao Centro Cultural Octo Marques. Nos dias 10 e 12, na EAV, será ministrada a atividade “Criação colaborativa com práticas marciais e pintura/caligrafia”  (menores de 12 anos acompanhados), mediante inscrição pelo e-mail ccom@goias.gov.br (com nome da atividade e dados pessoais).

Já no MIS, haverá uma mediação com artistas, curadoria e mestres do Aizu Muso Ryu no dia 17, das 19h às 21h. As vagas são limitadas a 80 pessoas e não precisa de inscrição prévia.

A mostra ficará em cartaz até 22 de janeiro de 2026. O MIS é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Serviço

Exposição: “Ichi-go Ichi-e: um momento, um encontro”

Abertura: Quinta-feira (27/11) – 16h

Período: Até 22 de janeiro de 2026

Local: Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS/GO)

Endereço: Praça Cívica, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010

Oficinas Criativa

Datas:

– 10/12/2025 – das 19h às 21h

– 12/12/2025 – das 19h às 21h

Atividades: Criação colaborativa com práticas marciais e pintura/caligrafia

👥 Público: Aberto a todas as idades (menores de 12 anos acompanhados)

 Carga horária: 2 horas/aula

Vagas: 20 participantes por data

Inscrições: Canais da EAV do Centro Cultural Octo Marques

Local: Centro Cultural Octo Marques (Parthenon Center) – R. 4, 515 – St. Central, Goiânia – GO, 74020-045

Visita guiada

Data: 17/08/2024 – das 19h às 21h

Atividades: Mediação com artistas, curadoria e mestres do Aizu Muso Ryu

Público: Aberto a todas as idades (menores de 12 anos acompanhados)

Carga horária: 2 horas/aula

Vagas: 80 participantes

Inscrições: Não é necessário inscrição prévia

Local: Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS/GO) – Praça Cívica, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010

Acessar o conteúdo