Festival Primeiro Sol
“A História do Tambor”
A contação Cênico Musical “A História do Tambor” foi elaborada a partir do livro lançado em 2021 pelo artista e arte-educador Tom Nascimento. O espetáculo é um convite à reflexão sobre ancestralidade, negritude e africanidades por meio de uma linguagem acessível, lúdica, simples e poética. O trabalho está repleto de filosofia e subjetividades, que valorizam a singularidade dos seres humanos, sem perder de vista a pluralidade.
“Bamberê”
Bamberê é um espetáculo musical infantil interativo, que passeia por ritmos afro-brasileiros urbanos como o funk e o rap e apresenta cenas e histórias sobre os povos originários e negros. O nome “Bamberê”, de origem africana, remete às canções de ninar amazônicas, e o espetáculo mescla as canções autorais com brincadeiras e cenas curtas, abordando a diversidade cultural e étnica do Brasil. Realizado pelo paranaense Grupo Baquetá, o show fala sobre as diferentes formas de brincar: “São as brincadeiras de rua, de diferentes infâncias, do interior, da roça, das periferias”, explica a brincante Kamylla dos Santos, que também assina a produção do espetáculo. Bamberê é um espetáculo para todas as idades e considera a infância como fase de construção de identidades e saberes para toda a família. Para falar sobre esse tema, o grupo criou um repertório autoral em ritmos afro-brasileiros como o rap, maracatu, ciranda e funk. Com um detalhe: grande parte dos instrumentos é feita com material alternativo.
“Origens”
O show “Origens” é uma apresentação do segundo álbum do Grupo Passarinhos do Cerrado e traz fortes referências dos cantos indígenas, da congada, das folias, convidando o público a se conectar com as origens da cultura popular brasileira e refletir sobre a importância de preservação do Cerrado. É um show para pessoas de todas as idades, e tem conquistado especialmente as crianças que se envolvem com os ritmos, letras e melodias das canções.
INGRESSOS GRATUITOS
DATAS E LOCAIS:
14/6 – 6ª feira
– 9h – Teatro Goiânia Ouro – “A história do Tambor” – Tom Nascimento (MG)
– 14h – CMEI Alto da Glória – “Contos, cantos e otras cositas mas” – Projeto Otras Cosistas Mas (GO)
– 15h – Teatro Goiânia Ouro – “Bamberê” – Grupo Paquetá (PR)
16/6 – Domingo
– 15h – Parque Mutirama – “Origens” – Passarinhos do Cerrado (GO)