Equipes do Governo de Goiás, por meio da Semad, acompanham em campo ações do Programa Juntos pelo Araguaia

Expedição com presença de técnicos do Escritório Executivo do programa participa de ações de mobilização social, engajamento de produtores rurais, cercamento, monitoramento e manutenção em áreas sob responsabilidade do Instituto Espinhaço, instituição executora

Equipes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e técnicos do Escritório Executivo do Juntos pelo Araguaia (JPA) realizaram expedição em campo para acompanhar as ações de mobilização social, engajamento de produtores rurais, cercamento, monitoramento e manutenção de áreas beneficiadas pelo programa, em áreas sob a responsabilidade do Instituto Espinhaço, instituição executora desses lotes. 

Durante cinco dias, a comitiva visitou os municípios de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, onde situa-se o lote 04, financiado pela Anglo American, conglomerado global de mineração diversificada, e Santa Rita do Araguaia, lote 02, realizado pela Hypera Pharma, uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil. 

“O governador Ronaldo Caiado realiza o maior programa de revitalização de bacia hidrográfica em execução no Brasil, e as equipes responsáveis se empenham para expandir as ações em campo e a conquista de novos investimentos”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. “A inovação do JPA também está na sua governança. O programa não envolve recursos públicos, e o papel do governo de Goiás é de curador técnico e institucional da proposta”, informa a secretária. 

“O objetivo da missão foi integrar as equipes da Semad, do Escritório Executivo e do Instituto Espinhaço, além de conhecer e aprender sobre o desenvolvimento dos trabalhos de campo.  Além disso, os participantes interagiram com as comunidades beneficiadas, esclareceram dúvidas e se aprofundaram, na prática, sobre a metodologia inovadora preconizada pelo programa”, afirma a secretária. 

“A inovação do Juntos pelo Araguaia está marcada na ação conjunta, integradora, participativa, que se converte em ações regenerativas pelos beneficiários do programa”, informa a secretária. “O JPA vai muito além de um simples programa de restauração ambiental. Ele visa capturar mentes e corações em favor do cerrado e da regeneração da natureza”, completa. 

No curso da semana de campo, reuniões para discutir a fase atual do projeto foram realizadas na Câmara de Vereadores de Bom Jardim de Goiás e na Prefeitura de Aragarças. Representantes do Governo de Goiás, por meio da Semad, reafirmaram o compromisso com a preservação das nascentes do Rio Araguaia, o reflorestamento, a conservação do solo e da água, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável na região. 

“Reforçamos a necessidade de uma atuação integrada entre instituições governamentais, sociedade civil organizada e iniciativa privada para garantir a sustentabilidade dessa fonte de água fundamental para o Centro-Oeste e todo Brasil”, pontua a titular da Semad. 

Andréa Vulcanis acentua que o governador Ronaldo Caiado se empenha para ampliar o envolvimento direto e harmonioso dos produtores rurais no Programa Juntos pelo Araguaia. “Essa iniciativa não apenas beneficia o Brasil, mas serve como exemplo para o mundo, ao mostrar que é possível preservar a natureza e impulsionar o desenvolvimento sustentável com a participação de todas as forças que atuam no campo”, aponta. 

O prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão, afirma que o Juntos pelo Araguaia é “um programa fundamental para a região banhada pelo rio, e para todos o país”. Ele considera “fundamental a mudança de cultura e o cuidado para com o meio ambiente neste esforço coletivo para recuperar um dos maiores rios do Brasil”.

O programa
Lançado em 05 de junho de 2019, o Programa Juntos pelo Araguaia tem como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma cerrado. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural, que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.

O escritório do Juntos pelo Araguaia, braço executivo da Semad, foi constituído para coordenar e articular todos os setores envolvidos no programa. Ele é responsável pelo monitoramento das ações, acompanhamento dos executores, órgãos ambientais e doadores, além de desempenhar papel importante na divulgação das atividades. Também é de sua responsabilidade a gestão documental e dos registros históricos, tendo em vista a transparência e a eficácia das ações desenvolvidas.

O Programa Juntos pelo Araguaia está alinhado com premissas, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, o Desafio de Bonn e a Iniciativa 20×20. Essas ações visam a restauração de áreas degradadas na América Latina e no Caribe, com a meta adicional de contribuir para a preservação do cerrado até a Amazônia.

O Juntos pelo Araguaia é uma cooperação público-privada com o objetivo de revitalizar a bacia hidrográfica. A curadoria é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO), e Governo do Estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). 

O programa é financiado pelas empresas Anglo American, Hypera Pharma e State Grid. Os executores são Instituto Espinhaço e STCP Engenharia de Projetos. A rede de sinergia engloba o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo do Brasil e mineradora Pilar Golden. Os estudos científicos são da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) – Escritório Executivo do Programa Juntos pelo Araguaia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo