O CADASTRO BASE DO CIDADÃO FOI CRIADO PARA TER UM CADASTRO ÚNICO, CONFIÁVEL E CENTRALIZADO DO CIDADÃO. 

DATA
JAN 2024

UNIDADES ENVOLVIDAS
GEINF

DATA

JAN 2024

UNIDADES ENVOLVIDAS

GEINF

CADASTRO BASE DO CIDADÃO: o Cidadão Único, para todo o Estado 

Objetivos e Solução

O Cadastro Base do Cidadão foi criado para resolver a falta de um cadastro único, confiável e centralizado do cidadão, um grande desafio enfrentado pelo Estado de Goiás, e também em outros estados. A ausência dessa base unificada gera redundância de informações, aumento de burocracia e ineficiência nos serviços públicos. Com a visão única do cidadão, todos os órgãos podem acessar dados de forma integrada, agilizando atendimentos e eliminando a necessidade de repetição de documentos. A solução, baseada na Plataforma de Interoperabilidade de Dados, usa big data e oferece interoperabilidade, desburocratização, segurança, escalabilidade, redução de custos e otimização da gestão pública

Iniciamos com o desafio de múltiplos cadastros de cidadãos de baixa qualidade e a exigência de documentos dispersos. Em seguida, projetamos uma arquitetura utilizando tecnologias de big data, como Apache Hadoop e Kafka. Construímos um fluxo de ingestão de dados com uma aplicação que parametriza ETL, permitindo a inclusão de novas fontes. Alinhamos com os órgãos fornecedores os processos de envio e frequência, e tratamos e classificamos os dados. Depois, realizamos o processamento e criamos uma camada refinada. Por fim, desenvolvemos uma API para integração dos órgãos no barramento estadual, que serve como modelo replicável para outras soluções de integração e tratamento de dados.

A solução é totalmente sustentável. Todo o processo de tratamento dos dados foi construído de maneira parametrizável com uma aplicação que faz sua gestão, permite a inclusão de novas fontes de dados, novos campos e reclassificação de uma fonte de dados em caso de falhas ou erros. 

Financeiramente a solução é sustentada e mantida sem a necessidade de investimentos específicos, e ao construir um cadastro de referência para todos os órgãos, evita redundância, trabalho de conferência e retrabalho.

A solução foi desenvolvida sobre a plataforma de big data estadual que possui o uso de componentes facilmente substituídos por solução Open Source e pode ser mantida operacional de forma contínua.

Impacto Real: Redução de Custos Operacionais, Eliminação de Redundâncias e Integração de Sistemas

Resultados obtidos

O Cadastro Base do Cidadão já possui mais de 4 milhões de cidadãos com CPF processados ​​e registrados. Atualmente, processamos dados de 3 fontes diferentes, tratando e classificando as informações com um selo de qualidade. Seis órgãos estaduais já estão integrados à plataforma e consomem dados em seus sistemas setoriais. A plataforma de serviços do estado também está sendo integrada, permitindo que mais de 100 serviços digitais dispensem a coleta de dados  de documentos do cidadão. O processo de matrícula da rede estadual para 2025 será integrado à Base Cadastro, facilitando ainda mais a gestão. Com o Cadastro Base do Cidadão, o cidadão se despede da burocracia e se torna único para o Estado.

O Cadastro Base do Cidadão permite construir uma visão holística e integrada do cidadão, facilitando o acesso aos serviços públicos com menos burocracia e proporcionando uma melhor experiência. Para os cidadãos, evita o retrabalho de fornecer ou digitar os mesmos dados em cada interação com o estado. Para órgãos públicos, resulta na redução de custos operacionais, eliminação de redundâncias e integração de sistemas, criando uma base única de informações que favorecem a colaboração entre os órgãos do Estado. Gestores e servidores tomam decisões baseadas em dados, com processos automatizados e maior agilidade, além de focar em atividades de maior valor e reduzir erros.

Marcos Vinicius de Souza Fernandes

Gerente de Gestão da Informação

Alaor José da Silva Junior

Superintendente de Administração de Dados e Inteligência Analítica – SGG e Gestor Governamental de TI do Estado de Goiás

Kleyson de Sousa Rios

Gestor de Tecnologia da Informação e Líder Big Data

Vanderson Soares

Técnico em Gestão Pública e Especialista de Big Data

ÓRGÃOS IMPACTADOS

Depoimentos que Comprovam o Impacto do Cadastro Base do Cidadão

Trabalhar com a LIGO foi uma experiência transformadora! Desde o início, me senti acolhida pela equipe, que se mostrou extremamente dedicada e pronta para entender cada detalhe do nosso projeto. A solução entregue foi não apenas funcional, mas também inovadora... Ler tudo

Mariana Costa

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