Em Brasília, Secti apresenta o programa Inova Export no Ministério de Relações Exteriores e embaixadas

As reuniões buscaram apoio para as empresas do programa que participarão de missões na Argentina, Bolívia, Chile e Colômbia, entre julho e outubro

Representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) estiveram no Ministério de Relações Exteriores (MRE) e nas embaixadas da Argentina, Bolívia, Chile e Colômbia, em Brasília, na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5), para apresentar o programa Inova Export.

A subsecretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Sheila Pires, a superintendente de Inovação Tecnológica, Lidiane Monteiro, e a gestora da Gerência de Internacionalização de Empreendimentos Inovadores, Sara Silva, também conversaram com os representantes das embaixadas e do MRE sobre as quatro missões que serão realizadas entre julho e outubro.

No MRE, elas foram recebidas pelo embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura, que demonstrou interesse no projeto e informou que o Itamaraty vai solicitar apoio das embaixadas brasileiras nos países visitados.

Já nas embaixadas da Argentina, Bolívia, Chile e Colômbia, foi solicitado contatos com parques tecnológicos, agentes de inovação e comerciais para interlocução com as 19 empresas goianas que participam do programa.

A subsecretária Sheila Pires ressalta estas empresas passaram por várias etapas de seleção e qualificação dentro do programa Inova Export. “Agora elas estão mais preparadas para expandir sua atuação no mercado externo. Elas vão representar Goiás em outros países e nosso Estado vai ganhar mais credibilidade e competitividade internacional”.

Sobre o Inova Export

O Inova Export é um programa estadual inédito de capacitação para exportação, destinado a pequenas e médias empresas goianas com perfil inovador. Ele foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Secti, em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A iniciativa visa a elaboração de um modelo de inteligência comercial e incubação de empreendimentos com potencial exportador. A ideia é gerar ou aperfeiçoar novas tecnologias, permitindo que as empresas adequem seus serviços ou produtos e alcancem resultados positivos em médio e longo prazo.

O programa começou com um grupo de 200 empresas, que passaram por um processo de sensibilização com várias etapas e resultou em 20 selecionadas para a rodada final. Elas atuam em diversos segmentos, como agro, farmoquímico, cosmético, construção civil, TIC. Agora, 19 delas se preparam para participar das missões na Argentina, Bolívia, Chile e Colômbia.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo