Governo de Goiás investe na infraestrutura de tecnologia da informação e segurança de rede do Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Há mais de uma década sem investimentos, a rede lógica do PPLT recebeu novo cabeamento óptico em todos os andares, substituição de mais de 100 switches e instalação de um firewall de última geração

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) estruturou e executou um projeto para modernizar toda infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e segurança de rede do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT). Com investimentos de R$ 2 milhões, os processos de contratação foram finalizados em dezembro. A implantação foi iniciada em fevereiro e finalizada neste mês. 

Durante o processo de modernização, a equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Sedi instalou um novo cabeamento óptico em todos os andares, com fibras que suportam velocidade de dez gigabits por segundo; substituiu dois switches core obsoletos e os switches de acesso de todos os andares, totalizando mais de 100 switches substituídos; e instalou um cluster de firewall com dois equipamentos configurados em alta disponibilidade. 

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, afirma que a atualização da infraestrutura de TI do Palácio vai aumentar significativamente a qualidade dos serviços prestados, incrementar consideravelmente os níveis de segurança e melhorar os índices de disponibilidades de recursos de tecnologia da informação e comunicação. “Com este projeto vamos aumentar a satisfação dos usuários, segurança e a qualidade do atendimento que prestamos ao cidadão. Nosso olhar está sempre voltado para comunidade e com esse projeto não é diferente”. 

De acordo com o subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel Moraes, a rede lógica do PPLT estava há mais de uma década sem investimentos. “Trocamos diversos equipamentos e modernizamos o parque tecnológico do Palácio. Além disso, retiramos de operação equipamentos com vida útil reduzida e sujeitos a falhas e interrupções. Tudo isso, vai garantir melhores condições de conectividade, segurança e trabalho para os servidores”, defende o subsecretário. 

O gerente de Data Center e Redes, Breyner Jackson Rezende, explica que o projeto contemplou uma nova rede local de elevada performance, implementação de várias camadas de segurança de rede, atualização tecnológica do cabeamento vertical de fibra óptica e ampliação do desempenho das conexões de rede na sustentação de sistemas de TI. “Estas soluções fornecerão conectividade a todos os andares, com alta segurança e garantia de uma alta taxa de transferência para os serviços corporativos e acesso à internet”, conta. 

O projeto ainda visa garantir disponibilidade de serviços, aplicações e internet aos servidores da sede administrativa do Governo de Goiás; a padronização e a diminuição de complexidade de administração e gerenciamento de TI; e a minimização dos riscos decorrentes da ausência de garantia e de suporte técnico, trazendo mais confiabilidade e continuidade do negócio em casos de eventuais falhas. 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – Sedi
Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo