Por Joaquim Mesquita
Secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, ex-secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário de Lisboa/Portugal
O Plano de Governo para o quarto mandato do governador Marconi Perillo (2015-2018) aprofunda os programas e projetos iniciados no período anterior (2011-2014), mas trazendo inovações que representam novo salto de inovação tecnológica e de modernização da gestão pública. Com foco nos eixos Desenvolvimento Humano e Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Desenvolvimento Ambiental e Gestão Pública, o projeto vencedor de mais um pleito eleitoral avança na busca incessante de melhoria na qualidade de vida dos goianos.
Todo o planejamento mantém a âncora em uma política desenvolvimentista, na criação de um ambiente de excelência na prestação de serviços e manutenção de serviços básicos e ações sociais indispensáveis. Diante de um ambiente econômico hostil em âmbito nacional, a austeridade fiscal e a responsabilidade com os gastos públicos tornaram-se sustentáculo dessa política focada em resultados para todos os cidadãos goianos.
Com essa base sólida, o plano de governo possibilita o incremento em ações que visam manter as rodovias e ampliar os demais modais de transporte, qualificar a oferta energética, promover o desenvolvimento regional, ofertar atendimento de excelência na área de saúde, prover de educação de qualidade e proporcionar segurança à sociedade.
Os eixos do plano de governo para o quadriênio têm metas específicas, exequíveis. É o caso, por exemplo, do investimento em novas metodologias de ensino; do fortalecimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG); do fortalecimento da rede Hugo; da implantação do Credeq; da atenção às crianças, idosos, mulheres e minorias; do apoio ao setor agropecuário, inclusive aos pequenos produtores; do estímulo à inovação nas empresas; do investimento em mobilidade; da ampliação do saneamento básico e a preocupação com a sustentabilidade ambiental.
Programas consagrados ao longo dos três mandatos anteriores foram mantidos, modernizados e ampliados, tais como o Bolsa Universitária, Renda Cidadã, Cheque Moradia, Cheque Reforma, Casa Legal e Rodovida. Outros foram criados, como o Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), que visa um novo salto de desenvolvimento para o Estado a médio e longo prazos.