Coletânea do Planejamento em Goiás

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) apresenta à sociedade goiana e brasileira a Coletânea de Planejamento do Estado de Goiás. Este projeto, fruto do esforço da Gerência de Estudos Socioeconômicos e Especiais, baseado nos conceitos de transparência e disseminação de informações, tem por objetivo reunir todos os planos de governo do Poder Executivo goiano em um só lugar com acesso fácil a toda sociedade.

A série de planos de governo inicia-se com o Plano de Desenvolvimento Econômico, popularmente conhecido como “Plano MB”. Este plano, elaborado durante o mandato do ex-governador Mauro Borges significou um marco no planejamento estadual devido à sua qualidade e completude de informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura, de recursos naturais, entre outras, reunidas em um só documento.

O Plano MB surge em um cenário em que o planejamento estatal ganha grande relevância tanto no contexto nacional quanto internacional. No início dos anos 1960, o mundo vive o período da guerra fria com o embate entre os blocos capitalista e socialista. Os países socialistas, por definição, baseavam toda sua economia no planejamento centralizado no Estado. No entanto, nos países capitalistas, que primam pela predominância das forças de mercado, o planejamento estatal também se encontrava em seu auge para criar e estruturar o chamado Estado de Bem-Estar Social.

Desde então o mundo passou por várias transformações, a guerra fria chegou ao fim, as grandes ideologias foram superadas e a concepção de um Estado de Bem-Estar Social tem perdido espaço para o estado mínimo. Entretanto, embora com altos e baixos, o planejamento governamental permanece como de suma importância para a boa gestão e a elaboração de políticas públicas. É neste sentido que se apresenta a importância dessa Coletânea de Planejamento do Estado de Goiás.

A partir dessa Coletânea estudantes, pesquisadores, empresários, organizações não governamentais e sociedade civil em geral, poderão encontrar em um só espaço todo o histórico de planejamento de Goiás. Outra importante característica é a de preservar estes documentos de grande relevância histórica que se encontravam dispersos em vários arquivos, bibliotecas ou mesmo em posse de particulares.

Neste sentido, o Instituto Mauro Borges agradece a colaboração de todos que contribuíram e disponibilizaram seus documentos para que fossem digitalizados e agora tornados públicos. Em especial cabem agradecimentos ao Arquivo Histórico Estadual de Goiás, à Biblioteca Marieta Telles Machado, ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás além das pessoas que, no passado, contribuíram com o planejamento do estado e hoje ajudaram no esforço de realizar esta coletânea. O Instituto Mauro Borges agradece ainda aos convidados que se dispuseram a escrever as apresentações de cada plano de governo e tornar o conteúdo desta coletânea mais rico.

Por fim, é importante salientar que o IMB está aberto a receber documentos ausentes e complementar a coletânea. Vale ressaltar que os planos se encontram nos mais variados formatos sendo que alguns possuem vários volumes, outros são apenas propostas de governo em eleições. Há também os Planos Plurianuais (PPAs) além de um plano estratégico de longo prazo. Por fim, ressalte-se que ouve grande esforço em digitalizar os documentos, esforço este feito manualmente. Apesar das inúmeras revisões para sanar erros, reconhece-se a possibilidade de alguns persistirem e mais uma vez o IMB agradece a colaboração do leitor para informar eventuais erros que possam ser corrigidos.

 

Boa pesquisa a todos!