Governo de Goiás entrega 132 novos ônibus do transporte coletivo da Grande Goiânia

Os novos 132 ônibus a diesel foram entregues pelo Governo de Goiás na manhã desta segunda-feira (14/10), no Estádio Serra Dourada. Com um investimento total de R$ 230 milhões, compartilhado entre Governo do Estado, municípios e concessionárias, a nova frota compõe o projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Cerca de 90 mil usuários de linhas alimentadoras e 200 mil usuários do sistema devem ser beneficiados.

Além de serem movidos a diesel, todos os ônibus possuem ar-condicionado, suspensão pneumática, janelas com vidros fumês, tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis, bloqueador de portas e campainha via wireless o que garante mais conforto e praticidade aos passageiros. Os veículos começarão a operar gradativamente a partir desta semana, com a meta de alcançar 400 novas unidades da Nova RMTC até o final de 2025.

A Nova RMTC resulta de um estudo especializado em mobilidade urbana, visando aprimorar a qualidade do sistema na Grande Goiânia. O governador Ronaldo Caiado enfatiza a importância dessas melhorias para a dignidade dos cidadãos.

“Veículos com esse padrão de qualidade e conforto voltam a dar dignidade para as pessoas que usam o transporte público. São frutos de um trabalho de longo prazo, estruturado desde o começo da gestão”, afirma o governador. 

A nova remessa conclui o primeiro lote de renovação da frota de ônibus, com 200 novos veículos, e a meta é atingir 1,2 mil até o final de 2026. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que essa iniciativa faz parte de uma série de investimentos no transporte coletivo, que inclui reformas em diversas estações e terminais.

“Todos os novos ônibus terão ar-condicionado e atenderão ao padrão de emissão de carbono Euro 6, que é inferior ao de uma moto. Isso se alinha a investimentos no transporte coletivo, incluindo reformas em estações e terminais. Quase metade dos cerca de 7 mil pontos de ônibus em Goiânia já foram substituídos, e estamos aumentando a frota até que os 1,2 mil ônibus sejam substituídos. Ainda, acrescentaremos cerca de 300 ônibus para garantir mais conforto e qualidade ao transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia, que será um dos melhores do mundo”, destaca da Rocha Lima.

Para facilitar a identificação das linhas pelos usuários, a nova frota adota um sistema de cores. Os ônibus serão classificados da seguinte forma: verde para os veículos do sistema BRT – Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera); azul para as linhas alimentadoras (REC e RIS); e cinza para a rede estrutural dos corredores (RLC e RRG).

Tecnologia

A nova frota de ônibus contará com tecnologia de ponta, incluindo o sistema GPRS (General Packet Radio Service), que possibilita o envio de dados em tempo real para a central de monitoramento via rede celular, ao invés de depender da linha telefônica tradicional. Essa inovação não só previne interrupções na comunicação durante possíveis invasões, como também assegura uma conexão ininterrupta. Além disso, os veículos estarão equipados com câmeras de segurança que se comunicam diretamente com a Central de Controle Operacional (CCO) e a Central de Segurança de Transportes (CST), o que permite um monitoramento contínuo e eficiente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo